Chuva deixou rastro de destruição em diversas cidades. Na foto, estrutura arrastada pela chuva em Caeté, na RMBH -  (crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

Chuva deixou rastro de destruição em diversas cidades. Na foto, estrutura arrastada pela chuva em Caeté, na RMBH

crédito: Reprodução/ Redes Sociais

Sete cidades mineiras decretaram emergência, após tempestades causarem estragos nos municípios. O boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta sexta-feira (17/11), também registra quatro novos desabrigados e seis desalojados em um dia.

Segundo o órgão, todos os registros são do período chuvoso de 2023-2024. A situação de anormalidade ocorre quando há alguma emergência ou calamidade pública. No caso dessas cidades, todas registraram chuvas intensas ou vendaval. Veja abaixo:

  • Conceição dos Ouros (Sudoeste de Minas)- Tempestade Local/ Convectiva - Vendaval
  • Ponto Chique (Norte de Minas)- Tempestade Local/ Convectiva - Vendaval
  • Taquaraçu de Minas (Metropolitana De Belo Horizonte) - Tempestade Local/ Convectiva - Vendaval
  • Arantina (Sudoeste de Minas)- Tempestade Local/ Convectiva - Vendaval
  • Diamantina (Jequitinhonha)- Tempestade Local/Convectiva - Chuvas Intensas
  • Formoso (Noroeste de Minas)- Tempestade Local/ Convectiva - Vendaval
  • Rosário da Limeira (Zona da Mata)- Tempestade Local/ Conectiva - Chuvas Intensas

Dos sete, dois foram incluídos na lista na última semana, em 6 e 9 de novembro.

Entre 27 de setembro e esta sexta, a 18 pessoas ficaram desabrigadas e 117 desalojadas. Desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público como moradia temporária. Enquanto desalojados são aquelas que desocuparam suas casas, devido aos efeitos do desastre, mas conseguem abrigo com parentes ou amigos.

Uma morte também foi confirmada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Comdec), na tarde da última quarta-feira (15/11). Um temporal no município de Cássia, no Sudoeste de Minas, matou o pedreiro Welerson dos Santos. Ele tinha 59 anos e trabalhava às margens da MG-444, quando a estrutura de um barracão se soltou e caiu sobre ele. A estrutura também atingiu veículos e parte de uma empresa.

Outras ocorrências

As fortes chuvas acompanhadas de vendaval ou granizo provocaram queda de árvores, destelhamento de imóveis, desabamento de casas, alagamentos pontuais e quedas de postes de energia elétrica em, pelo menos, mais seis cidades mineiras.

As ocorrências aconteceram entre quarta e quinta-feira (15 e 16/11), em Juiz de Fora (Zona da Mata), Tiradentes (Campo das Vertentes), São João Del-Rei (Campo das Vertentes), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Juiz de Fora (Zona da Mata).

Em Caeté, a 50km de BH, a Prefeitura informou que foram 65mm de chuva em 40 minutos, o que resultou em queda de energia, na noite de ontem.