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31 anos do Eurotúnel: entenda como funciona esse símbolo da engenharia moderna
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Maior túnel subaquático do mundo, o Eurotúnel criou uma ligação fixa entre a Grã-Bretanha e a Europa continental sob as águas do Canal da Mancha. Foto: Weyoune/Wikimédia Commons -
A cerimônia de inauguração contou com a presença de Elizabeth 2ª (1926-2022), então rainha do Reino Unido, e François Mitterrand (1916 - 1996), presidente da França à época. Foto: Thierry Dauwe/Wikimedia Commons -
Em um Rolls-Royce, os chefes de estado percorreram o túnel de Calais até Folkestone, em um marco histórico. Em seguida, fizeram seus pronunciamentos. Foto: Inauguração do Eurotúnel, em 1994 - Rainha Elizabeth II e François Miterrand - Thierry Dauwe/Wikimedia Commons -
O túnel ferroviário tem 50,45 km de extensão entre Folkestone, no distrito de Kent, no sul da Inglaterra, e Coquelles, no norte da França. Foto: Instagram @clairefishhh -
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O trecho submerso, abaixo do Canal da Mancha, totaliza 37,9 km, a mais extensa nessas condições no mundo. Foto: Instagram @vincent_and_the_world -
Em 1984, foi apresentada proposta conjunta dos governos britânico e francês para que o túnel fosse construído com investimentos privados. Em 20 de janeiro de 1986 o nome da proposta vencedora foi anunciado. Foto: Instagram @gasparsis -
A construção do Eurotúnel teve início em 1988, dois anos depois da assinatura do contrato. Foto: Tambo/Wikimédia Commons -
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Em seis anos de obras, o investimento chegou a 4,65 bilhões de libras (R$ 67,6 bilhões na cotação atual). Foto: Instagram @eurotunnel -
As escavações, feitas com máquinas de alta tecnologia, empregaram 15 mil trabalhadores e levaram sete anos para serem concluÃdas. Foto: Reprodução de VÃdeo Youtube Documentary Lab -
A profundidade média do túnel é de 45,7 metros, sendo que o ponto mais profundo é de 60 metros. Foto: Instagram @spydergang982 -
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Os planos de uma conexão direta entre a Grã-Bretanha e o continente surgiram ainda no início do século XIX, mas as Guerras Napoleônicas (1803 a 1815) impediram que a ideia fosse adiante. Ela ressurgiu em projeto de 1856 (foto). Foto: Domínio Público/Wikimédia Commons -
Em 1990, um ato simbólico marcou o andamento das obras. Na metade do túnel, os mineiros Graham Fagg e Phillippe Cozzette trocaram as bandeiras dos seus países - Inglaterra e França, respectivamente. Foto: Reprodução de Vídeo Groupe Eurotunnel -
A estrutura viária é dotada de três túneis, sendo dois deles ferrovias que servem a trens de alta velocidade operados pela Eurostar. Foto: Instagram @vincent_and_the_world -
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Os trens transportam passageiros e também há os destinados a levar cargas e veículos. Foto: Instagram @annickfunnytour -
A Eurostar conecta passageiros de estações de Londres, na Inglaterra, para Paris, na França, e Bruxelas, na Bélgica. Foto: ChrisO/Wikimédia Commons -
De acordo com o Grupo Getlink, que administra a operação do Eurotúnel, 25% do comércio anual entre Reino Unido e Europa continental passa pelo empreendimento. Foto: Instagram @eurotunnel -
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Atualmente, 21 milhões de passageiros se deslocam todos os anos entre ilha e continente pelo Eurotúnel - somadas as operações da Eurostar e os chamados ônibus LeShuttle (trem que conduz veículos). Foto: Instagram @spydergang982 -
Em 18 de novembro de 1996 ocorreu o único incidente sério da história do Eurotúnel. O incêndio em um trem que transportava caminhões paralisou as operações até 4 de dezembro. Apesar da magnitude que o fogo atingiu, não houve mortos. Foto: Instagram @paul_hayeswatkins -
O Canal da Mancha, por onde passa o imenso túnel submarino, separa a Grã-Bretanha da França e também faz a união do Mar do Norte com o Oceano Atlântico. Foto: Mariza Oliveira - Flickr -