Carlos Jr. — Vencedora do Carnaval 2025, a Rosas de Ouro traz a astrologia como inspiração em seu enredo “Escrito nas Estrelas”. A escola pretende narrar a jornada desde a criação do universo até o instante em que diferentes povos passaram a interpretar os astros como guia.
Luiz Felipe â?? O Vai-Vai apresenta o enredo â??A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceiaâ?, em celebração aos estúdios de cinema Vera Cruz, além de prestar tributo à cidade e à população de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Foto: Instagram
Dodô Ananias e Rafael Tinguinha — Em conclusão à primeira noite de desfiles, a Faculdade do Samba Barroca presta tributo a Oxum, divindade das águas doces, associada à fertilidade, ao amor e à beleza, com o enredo “Oro Mi Maió Oxum”.
Foto: Reprodução de vídeo
Emerson Dias — De olho no quarto título do Grupo Especial, a Império de Casa Verde traz “Império dos Balangandãs: Joias Negras Afro-Brasileiras”, que busca valorizar o protagonismo feminino. Exalta a trajetória das escravizadas de ganho e os balangandãs, adornos que se tornaram símbolos de luta, identidade e resistência na história do Brasil.
Foto: Emerson Dias Instagram
Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto — A Águia de Ouro anuncia um voo rumo à liberdade, tendo Amsterdã (Holanda) como inspiração de seu enredo “Mokum Amesterdã: o voo da Águia à cidade libertária”. Por um portal encantado, serão apresentados símbolos que retratam laços entre brasileiros e holandeses.
Foto: Emerson Dias InstagramIgor Sorriso — A Mocidade Alegre homenageia Léa Garcia com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”. O desfile narra sua trajetória pioneira e o protagonismo negro, lembrando a atriz que obteve reconhecimento — inclusive internacional — em papéis marcantes, como na clássica novela “Escrava Isaura”.
Ernesto Teixeira — A Gaviões da Fiel enaltece a força e a herança dos povos indígenas com o enredo “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã”. A escola direciona seu olhar para o futuro, destacando a defesa das florestas e valorizando a resistência e o protagonismo dos povos originários.
Foto: Reprodução de vídeo
Grazzi Brasil e Darlan Alves — No seu terceiro ano no Grupo Especial, a Estrela do Terceiro Milênio celebra o sambista e compositor Paulo César Pinheiro, com o enredo “Hoje a poesia vem ao nosso encontro: Paulo César Pinheiro, uma viagem pela vida e obra do poeta das canções”.
Foto: Instagram
Leozinho Nunes — A Tom Maior, vencedora do Grupo de Acesso I em 2025, levará ao Anhembi uma carta de Chico Xavier como inspiração para o enredo “Chico Xavier. Nas entrelinhas da alma, as raízes do céu em Uberaba”. O desfile destacará tanto a vida e obra do médium quanto a cidade mineira de Uberaba.
Foto: Instagram
Charles Silva — O Camisa Verde e Branco levará para a avenida o enredo “Abre Caminhos”, exaltando as múltiplas formas de manifestação de Exu, divindade que protege as encruzilhadas, os trajetos e a comunicação. A escola ainda presta tributo à formação de seus cultos e ao fortalecimento da fé dedicada a esse orixá no Brasil.
Foto: Instagram