Gucci -  (crédito: JW/divulgação)

Gucci

crédito: JW/divulgação

 

Milão é a capital da moda da Itália, símbolo do luxo e provou isso quando as principais marcas mostraram o outono-inverno 2024. Grifes como Gucci, Prada e Diesel, entre outras, apresentaram as coleções, algumas com um apelo comercial e outras com um conceito mais ousado.

DIESEL - O desfile chamou a atenção. Glenn Martens mostrou maturidade com tratamentos inovadores em jeans e tecidos de jersey. Estampas florais de chita, transparências e pele sintética dominaram a coleção. O jeans e o couro substituíram a alfaiataria clássica.

FENDI - Honrou a sofisticação da marca. Kim Jones integrou o estilo novo romântico com o luxo contemporâneo, resultando em uma coleção com alfaiataria elegante.

Antônio Marras - Levou a plateia à Sardenha medieval. Inspirou-se na Princesa Eleonora d’Arborea e abusou de capas e mantos volumosos, combinou bordados, malhas e tecidos luxuosos para criar texturas e padrões que lembram a herança da Sardenha.

Roberto Cavalli - Apresentou primavera-verão. A coleção evoca o espírito livre, a natureza e as cores mais vívidas. É uma explosão de tons vibrantes, plumas, recortes e pele à mostra.

Gucci - A essência dos anos 1990 foi contemplada na primeira coleção criada pelo novo diretor-criativo, Sabato De Sarno. A nova identidade da grife anda de acordo com o conceito em ascensão do quiet luxury. Para a temporada primavera-verão 2024, o designer apostou em vestidos, saias e shorts curtos, além de fendas e muita pele à mostra devido aos tops minúsculos.

Missoni - O diretor-criativo Filippo Grazioli olhou para o início da Missoni para construir a coleção do próximo inverno da marca italiana, quando as máquinas de tricô só conseguiam executar listras. Filippo une listras e ziguezagues em looks gráficos interessantes, que ganham contornos de op-art nas versões em preto e branco.

Prada - A Prada apresentou uma coleção implacável para o outono-inverno 2024, que incorpora a moda com fragmentos de histórias. Prada e Simons se inspiram nas práticas de aviação e navegação. Trench coats de couro, camisas, calças desleixadas, saias lápis, alfaiataria feminina com ombros fortes, vestidos transparentes e jaquetas universitárias de couro. Tudo exalando sofisticação.