Zagueiro disputará a Copa do Mundo aos 36 anos e rebaixado à 6ª divisão inglesa; conheça
Ao lado do atacante Chris Wood, do Nottingham Forest, ele se tornará o primeiro neozelandês a disputar duas Copas do Mundo na história
compartilhe
SIGA

Nem só de estrelas milionárias é feita a Copa do Mundo. Entre estrelas e promessas avaliadas em dezenas de milhões de euros, o Mundial de 2026 também terá espaço para uma história improvável.
Aos 36 anos, o zagueiro Tommy Smith defenderá a Nova Zelândia no certame disputado nos Estados Unidos, Canadá e México mesmo após viver uma temporada amarga no futebol inglês. O defensor atua pelo Braintree Town-ING e acabou rebaixado para a sexta divisão da Inglaterra, após ter terminado o torneio nacional em 23º entre 24 clubes, com 36 pontos em 46 jogos.
A convocação chama atenção não apenas pelo atual momento da carreira, mas pela trajetória do jogador. Smith disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e voltará ao principal torneio do futebol mundial 16 anos depois.
Ao lado do atacante Chris Wood, do Nottingham Forest, ele se tornará o primeiro neozelandês a disputar duas Copas do Mundo na história.
De promessa da seleção à retorno inesperado
Tommy Smith surgiu como uma das grandes promessas do futebol neozelandês no fim da década de 2000. Com apenas 20 anos, tornou-se o capitão mais jovem da história da seleção do país ao usar a braçadeira em um amistoso disputado em 2012. No mesmo ano, também representou a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos de Londres.
Antes disso, já havia chamado atenção na Copa do Mundo de 2010. Titular nos três jogos da fase de grupos, participou daquela que é considerada uma das campanhas mais simbólicas da história do futebol neozelandês.
Na África do Sul, os All Whites empataram com Eslováquia, Itália e Paraguai. Foram eliminados ainda na fase de grupos, mas deixaram o torneio invictos e ganharam respeito internacional.
Ídolo do Ipswich e queda na carreira
Após a Copa de 2010, Smith consolidou-se como um dos principais nomes do Ipswich Town, tradicional clube inglês.
Durante anos, atuou em divisões importantes do futebol inglês e viveu o auge da carreira. No entanto, a partir de 2018, a trajetória começou a perder força.
O zagueiro passou por clubes das divisões inferiores da Inglaterra (Colchester United e Milton Keynes Dons), atuou também na Austrália (Macarthur e Auckland City) e deixou de ser presença constante nas convocações da Nova Zelândia. Sua última aparição pela seleção havia ocorrido em 2024.
Quando retornou à Inglaterra em 2025 por questões familiares, assinou com o Braintree Town, então integrante da quinta divisão inglesa, poucos imaginavam que ainda teria uma nova oportunidade em uma Copa do Mundo.
Experiência pesou na convocação
A volta de Smith ao cenário internacional passa diretamente pela avaliação do técnico Darren Bazeley.
Segundo a imprensa neozelandesa, o treinador entendia que o grupo precisava de lideranças experientes para uma competição tão importante. Por isso, manteve contato frequente com o defensor e decidiu incluí-lo na lista final para o Mundial.
A convocação também representa um alívio financeiro para o Braintree Town. A Fifa paga compensações aos clubes que cedem jogadores para a Copa do Mundo.
O valor recebido pelo clube inglês pode chegar a cerca de 250 mil euros (aproximadamente R$ 1,6 milhão), quantia significativa para uma equipe que enfrenta dificuldades financeiras.
Missão histórica da Nova Zelândia
A Nova Zelândia disputou apenas duas Copas do Mundo masculinas: 1982 e 2010. Curiosamente, a seleção nunca venceu uma partida no torneio. Em 1982 perdeu os três jogos. Em 2010 empatou os três confrontos da fase de grupos.
Agora, Smith tentará ajudar o país a conquistar a primeira vitória da história em Mundiais. Os neozelandeses estão no Grupo F da Copa do Mundo de 2026 ao lado de Bélgica, Egito e Irã.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Quem é Tommy Smith?
- Nome: Tommy Smith
- Idade: 36 anos
- Data de nascimento: 31 de março de 1990
- Posição: Zagueiro
- Clube: Braintree Town (Inglaterra)
- Valor de mercado: 50 mil euros (cerca de R$ 275 mil)
- Copas do Mundo: 2010 e 2026
- Olimpíadas: Londres 2012
Convocados da Nova Zelândia para a Copa do Mundo de 2026
Goleiros
- Max Crocombe (Millwall, Inglaterra)
- Alex Paulsen (Lechia Gdansk, Polônia)
- Michael Woud (Auckland FC, Nova Zelândia)
Defensores
- Tim Payne (Wellington Phoenix, Nova Zelândia)
- Francis de Vries (Auckland FC, Nova Zelândia)
- Tyler Bindon (Sheffield United, Inglaterra)
- Michael Boxall (Minnesota United, Estados Unidos)
- Liberato Cacace (Wrexham, País de Gales)
- Nando Pijnaker (Auckland FC, Nova Zelândia)
- Finn Surman (Portland Timbers, Estados Unidos)
- Callan Elliot (Auckland FC, Nova Zelândia)
- Tommy Smith (Braintree Town, Inglaterra)
Meio-campistas
- Joe Bell (Viking, Noruega)
- Matthew Garbett (Peterborough, Inglaterra)
- Marko Stamenic (Swansea, País de Gales)
- Sarpreet Singh (Wellington Phoenix, Nova Zelândia)
- Elijah Just (Motherwell, Escócia)
- Alex Rufer (Wellington Phoenix, Nova Zelândia)
- Ben Old (Saint-Étienne, França)
- Callum McCowatt (Silkeborg, Dinamarca)
- Ryan Thomas (Zwolle, Holanda)
- Lachlan Bayliss (Newcastle Jets, Austrália)
Atacantes
- Chris Wood (Nottingham Forest, Inglaterra)
- Kosta Barbarouses (Western Sydney Wanderers, Austrália)
- Ben Waine (Port Vale, Inglaterra)
- Jesse Randall (Auckland FC, Nova Zelândia)
A notícia Zagueiro disputará a Copa do Mundo aos 36 anos e rebaixado à 6ª divisão inglesa; conheça foi publicada primeiro no No Ataque por Vitor de Araújo