Esportes

Presidente da Fifa promete ‘ações concretas’ para combater racismo no futebol

Infantino ressaltou medidas que a entidade tomou nos últimos anos e espera que a Copa do Mundo seja um exemplo

Publicidade
Carregando...
Presidente da Fifa promete ‘ações concretas’ para combater racismo no futebol
Presidente da Fifa promete ‘ações concretas’ para combater racismo no futebol (Gianni Infantino, presidente da Fifa)

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, usou as redes sociais para reforçar a postura da entidade no combate contra o racismo. O pronunciamento se deu após o caso envolvendo Vinicius Junior e Prestianni, do Benfica. Em partida pela Champions League, o brasileiro alegou ter sido chamado de “macaco” pelo adversário.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

No comunicado, Infantino recordou que a campanha da entidade contra o racismo é apoiada por todas as 211 federações do mundo. O presidente também destacou as regras criadas pela Fifa para dar voz aos jogadores.

“Hoje, no âmbito da Campanha Global Contra o Racismo da Fifa, apoiada por todas as 211 Federações Membros, estabelecemos cinco pilares para combater e prevenir o racismo: regras e sanções, ação em campo, acusações criminais, educação e voz dos jogadores”, declarou.

O presidente ressaltou a força que o gesto antirracista tem para combater os ataques e ofensas. Infantino afirmou que agora a entidade já pode trabalhar em ações concretas, enquanto segue implementando medidas educacionais e preventivas.

“O gesto ‘Não ao Racismo’, lançado na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da Fifa 2024, é uma ferramenta poderosa à disposição de jogadores, treinadores e árbitros para sinalizar incidentes racistas.”

“Guiada pelo diversificado Painel de Voz dos Jogadores, composto por 16 membros de seis continentes, a Fifa agora pode se concentrar em ações concretas, enquanto continua a fortalecer a educação, a prevenção e a proteção por meio da nossa biblioteca aprimorada de recursos educacionais e kits de ferramentas.”

Gianni Infantino, presidente da Fifa

Copa do Mundo como exemplo

Por fim, o comandante da Fifa pediu um trabalho incansável para que o esforço tenha um impacto positivo na sociedade. Inclusive, Infantino espera que a Copa do Mundo seja uma plataforma de unidade dentro do esporte.

“Um grande obrigado a todos os nossos parceiros, cuja colaboração incansável garante que o nosso trabalho chegue às pessoas e tenha um impacto positivo na sociedade.”

“À medida que aguardamos a maior celebração da união na Copa do Mundo da Fifa 2026, ela será uma plataforma para mais uma vez lembrar a todos que, juntos, podemos usar este jogo para construir um mundo mais respeitoso e unido”, concluiu.

Porto cobra ações da Federação Portuguesa

Por outro lado, o Porto encaminhou uma representação à Federação Portuguesa de Futebol e à Liga Portuguesa exigindo um pronunciamento contra casos racistas. Os Dragões entendem que os órgãos podem auxiliar nas investigações feitas pela Uefa.

De acordo com o Jornal Nacional de Portugal, a Liga não irá se pronunciar, já que o caso aconteceu em um jogo da Champions. Porém, a FPF já respondeu ao contato feito pelo Porto.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A notícia Presidente da Fifa promete ‘ações concretas’ para combater racismo no futebol foi publicada primeiro no No Ataque por Redacao Jogada10

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay