América ‘perde fôlego’ após ataque avassalador no início do Mineiro -  (crédito: No Ataque - América)

América ‘perde fôlego’ após ataque avassalador no início do Mineiro

crédito: No Ataque - América
América ‘perde fôlego’ após ataque avassalador no início do Mineiro
América ‘perde fôlego’ após ataque avassalador no início do Mineiro (América caiu de rendimento no Mineiro)

O América ‘perdeu o fôlego’ ao longo do Campeonato Mineiro. Durante seis rodadas, o Coelho ostentou a melhor campanha da primeira fase do Estadual. O time começou a competição com força total e protagonizou duas goleadas, além de acumular os melhores números do ataque e da defesa. Contudo, perdeu o ritmo e caiu de produção.

Para avançar à final, o time precisa retomar o espírito do início do campeonato. Isto porque a tarefa frente ao Atlético não é fácil. O América precisa vence por dois gols de diferença para se classificar – placar que não acontece desde 2001.

Nas primeiras seis rodadas, até quando foi líder, a equipe marcou 16 gols. Depois, perdeu a liderança geral para o Cruzeiro. A partir daí, o Coelho só balançou as redes outras duas vezes.

Ataque avassalador e queda de produção

Nas duas rodadas iniciais, o ataque americano avassalador – marcou 12 gols. Na primeira rodada, estreou com goleada de 6 a 0 sobre o Pouso Alegre. Na segunda rodada, fez 6 a 1 no Ipatinga.

Em nove jogos, foram cinco vitórias, três empates e uma derrota. A boa campanha em números – melhor ataque e melhor defesa da primeira fase – empolgou o torcedor. Contudo, frente ao Atlético, principalmente, o Coelho caiu de produção – pela sétima rodada, e no jogo de ida da semifinal do Mineiro.

No compromisso pela semi, o alviverde pecou nas finalizações. Apesar de ter ameaçado e chegado perto do gol, a equipe não aproveitou as chances. O Galo, por sua vez, não perdoou e conseguiu vantagem importante.

Falta de Mastriani?

O grande nome do América no início do campeonato foi o atacante uruguaio Gonzalo Mastriani – que chegou a marcar cinco gols em uma só partida. O jogador de 30 anos foi negociado com o Athletico-PR e deixou o América com seis bolas na rede em 2024.

A presença do ataque em campo fazia a diferença. Preciso no posicionamento dentro da área e efetivo nos cabeceios, Mastriani ainda é o artilheiro do campeonato – empatado com Igor Bahia, do Tombense.

Prova do ataque avassalador é que com o fim quinta rodada, o Coelho havia alcançado a marca de 16 gols no estadual, o dobro da Raposa e do também rival Atlético, que fizeram oito.

O substituto escolhido para a vaga foi o jovem atacante Renato Marques, de 20 anos. O jogador assumiu a posição com tranquilidade e demonstrou efetividade em campo – ele tem quatro gols com a camisa alviverde. Contudo, o atleta vive certa ‘seca’ – ele passou em branco nos últimos três jogos.

América no Mineiro

  • 1ª rodada – América 6 x 0 Pouso Alegre – Independência
  • 2ª rodada – Ipatinga 1 x 6 América – Ipatingão
  • 3ª rodada – Itabirito 0 x 0 América – Independência
  • 4ª rodada – América 2 x 0 Uberlândia – Independência
  • 5ª rodada – Cruzeiro 0 x 2 América – Mineirão
  • 6ª rodada – América 0 x 0 Villa Nova – Independência
  • 7ª rodada – América x Atlético – Independência
  • 8ª rodada – Tombense 0 x 1 América – Tombos
  • Semifinal (ida) – Atlético 2 x 0 América – Arena MRV

A notícia América ‘perde fôlego’ após ataque avassalador no início do Mineiro foi publicada primeiro no No Ataque por Izabela Baeta.