Atlético: Scarpa vive maior jejum de participação em gols na carreira -  (crédito: No Ataque - Atlético)

Atlético: Scarpa vive maior jejum de participação em gols na carreira

crédito: No Ataque - Atlético
Atlético: Scarpa vive maior jejum de participação em gols na carreira
Atlético: Scarpa vive maior jejum de participação em gols na carreira (Gustavo Scarpa, meio-campista do Atlético)

O meio-campista Gustavo Scarpa deixou o Brasil no melhor momento da trajetória como jogador de futebol, ao fim de 2022, tendo sido premiado como o craque do Campeonato Brasileiro daquele ano pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela ESPN. A passagem na Europa, contudo, deixou a desejar, e o início no Atlético ainda é tímido. Ainda buscando o ritmo de jogo ideal, o atleta amarga o maior jejum de participação em gols na carreira.

A última intervenção decisiva de Scarpa ocorreu em 9 de novembro de 2022, pela 37ª rodada do 11° Brasileirão conquistado pelo Palmeiras. Na ocasião, já com o Verdão como campeão, o meio-campista marcou gol de pênalti na vitória do time de Abel Ferreira por 2 a 1 sobre o América, no Allianz Parque, em São Paulo. Assista ao lance no vídeo abaixo.

Dali em diante, Scarpa enfrentou desafios relevantes. Lesões e a dificuldade de adaptação no futebol europeu impediram que o atleta se firmasse como peça importante – tanto no Nottingham Forest (Inglaterra) como no Olympiacos (Grécia). Ao fim de 2023, o meio-campista retornou ao Brasil sem ter marcado gols ou oferecido assistências no Velho Continente.

O começo no Galo tem sido discreto. O técnico Felipão ainda busca o encaixe ideal para aproveitar o melhor do jogador, que admitiu, logo nas primeiras semanas no clube mineiro, a necessidade de retomar a confiança.

“Acho que preciso um pouco mais de ritmo, mais condição – tanto física quanto técnica. Futebol, tenho visto, é 80% a 90% de confiança, e estou precisando retomar isso. Mas estou feliz porque todos aqui me receberam muito bem e espero que esses jogos venham me fortalecer e me deem essa confiança que estou precisando.”

Gustavo Scarpa, do Atlético, em 17 de fevereiro

O jejum detalhado de Scarpa de participações em gols

  • 1 jogo no Palmeiras (como titular)
  • 10 jogos no Nottingham Forest (6 como titular)
  • 11 jogos no Olympiacos (3 como titular)
  • 8 jogos no Atlético (7 como titular)

Total: 30 jogos

De acordo com o oGol, plataforma de estatísticas no futebol, Scarpa nunca havia passado por um jejum tão longo de participações em gols na carreira – nem mesmo nas primeiras oportunidades como profissional. Segundo os dados do site, o maior período sem gols e assistências para o meio-campista havia sido justamente no início da trajetória no esporte: 14 jogos pelo Desportivo Brasil, seis pelo Fluminense e dois pelo Red Bull Brasil – 22 partidas, no total.

Na sequência, o atleta empilhou grandes temporadas por Fluminense e Palmeiras. Foram três anos no profissional do Tricolor das Laranjeiras e cinco no Verdão, onde conquistou dois Campeonatos Paulistas (2020 e 2022), dois Campeonatos Brasileiros (2018 e 2022), uma Copa do Brasil (2020), duas Copas Libertadores (2020 e 2021) e uma Recopa Sul-Americana (2022) com status de destaque.

Gustavo Scarpa brilhou no futebol brasileiro com as camisas de Fluminense e Palmeiras - (foto: Reprodução/Instagram/Gustavo Scarpa)
Gustavo Scarpa brilhou no futebol brasileiro com a camisa do Palmeiras(foto: Reprodução/Instagram/Gustavo Scarpa)

O maior jejum de participações em gols nesses anos aconteceu em 2015, pelo Flu, quando Scarpa somou 14 jogos sem balançar as redes ou dar assistências. Veja os números completos na tabela abaixo.

Os maiores jejuns de participações em gols de Scarpa por ano

  • 2012: 14 jogos (5 como titular)
  • 2014: 6 jogos (nenhum como titular)
  • 2015: 14 jogos (13 como titular)
  • 2016: 8 jogos (8 como titular)
  • 2017: 6 jogos (4 como titular)
  • 2018: 10 jogos (6como titular)
  • 2019: 6 jogos (2 como titular)
  • 2020: 9 jogos (1 como titular)
  • 2021: 8 jogos (3 como titular)
  • 2022: 10 jogos (9 como titular)

Sob grandes expectativas da torcida do Atlético, Scarpa deve ter a próxima oportunidade de dar fim a este incômodo jejum no domingo (17/3), a partir das 19h, no Independência, em Belo Horizonte. Na ocasião, o Galo visitará o América em jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro – provavelmente, com o camisa 6 como titular.

A notícia Atlético: Scarpa vive maior jejum de participação em gols na carreira foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas.