O coentro atua como carminativo natural, aliviando gases via óleos essenciais. Usar folhas frescas ou chá de sementes auxilia a digestão. Combine com bons hábitos e evite excessos para garantir segurança e bem-estar.
Sabe aquela sensação de barriga estufada depois de uma refeição mais pesada? Em muitas casas brasileiras, uma das primeiras dicas da família é: “coloca coentro que ajuda na digestão”. Além de dar um aroma marcante aos pratos, esse tempero é muito lembrado pelo possível alívio dos gases intestinais, seja nas receitas do dia a dia ou no tradicional chá preparado com suas sementes.
Coentro e gases intestinais como essa planta pode ajudar de forma natural
Na fitoterapia popular, o coentro é visto como uma planta carminativa, ou seja, que ajudaria o corpo a eliminar os gases acumulados. Isso é atribuído principalmente aos óleos essenciais presentes nas sementes e, em menor quantidade, nas folhas, que parecem estimular levemente o intestino.
No dia a dia, muita gente usa coentro em pratos mais pesados, como feijões, ensopados e carnes gordurosas, adicionando o tempero fresco no final do preparo. Já as sementes costumam aparecer em forma de chá caseiro de coentro, tomado após as refeições ou quando há desconforto abdominal leve, na tentativa de aliviar o inchaço e a sensação de peso.

Leia também: Esses chás naturais aliviam azia, gases e melhoram a digestão no dia a dia
Como usar o coentro fresco para melhorar a digestão
O coentro fresco é a forma mais simples de incluir a planta na rotina. As folhas e os talos finos entram em preparos quentes bem no fim do cozimento, para preservar o cheiro e o sabor, e muitas pessoas associam esse uso a uma digestão mais leve.
Para quem quer tentar reduzir gases intestinais com a ajuda do coentro, vale cuidar de alguns detalhes na hora de usar o tempero no dia a dia, principalmente em preparos que costumam causar mais estufamento, como feijão, lentilha e grão-de-bico, sempre priorizando uma alimentação equilibrada.
- Lavar bem folhas e talos em água corrente.
- Picar o coentro na hora de servir.
- Adicionar o tempero no final do preparo de pratos quentes.
- Combinar com legumes cozidos no vapor ou grelhados.
Chá de coentro ajuda mesmo a diminuir gases intestinais
O chá de coentro é uma maneira bastante tradicional de usar a planta com foco em gases e digestão lenta. Normalmente, ele é feito com as sementes secas, que concentram mais óleos essenciais, sendo visto por muitas famílias como um recurso natural suave para desconfortos leves.
Um modo simples de preparo é adicionar de 1 a 2 colheres de chá de sementes de coentro levemente amassadas em uma xícara de água quente, deixar abafado por cerca de 10 minutos, coar e consumir morno após as refeições. Quem usa relata alívio de gases mais leves e um conforto maior depois de comer, mas é importante lembrar que não substitui avaliação médica em caso de dor forte, diarreia ou outros sintomas intensos.
Para você que gosta de se sentir bem, separamos um vídeo do canal MundoBoaForma com dicas de consumo e os benefícios do coentro apra saúde:
Quais cuidados e hábitos podem complementar o uso do coentro
Embora o coentro para gases intestinais seja popular em receitas caseiras, é importante ter bom senso. Em quantidades usuais na comida, o risco tende a ser baixo para a maioria das pessoas, mas o uso excessivo de chás, cápsulas ou suplementos de coentro, sem orientação, pode não ser adequado para gestantes, pessoas com doenças crônicas, alergias ou que tomam medicamentos continuamente.
Além do consumo de coentro fresco ou em chá, alguns hábitos simples do dia a dia ajudam muito a reduzir gases: mastigar devagar, evitar grandes porções de comida de uma só vez, moderar refrigerantes e observar quais alimentos causam mais desconforto para você. Assim, o coentro entra como um apoio extra dentro de um conjunto maior de cuidados com a digestão e o bem-estar intestinal.




