Em 2025, o estado de Minas Gerais avançou ao reconhecer a importância do trabalho dos cuidadores por meio da Lei nº 25.364, que institui a Política Estadual do Cuidado e traz visibilidade e valorização de quem dedica sua vida ao cuidado de outros.
Como a lei impacta as donas de casa?
Ao cuidar de idosos, crianças, pessoas com deficiência ou enfermos, muitas donas de casa cumprem uma função essencial para a sociedade. Com a nova legislação, estes cuidados passam a ter reconhecimento legal, sinalizando o início de uma valorização inédita desse trabalho no âmbito institucional.

Esse reconhecimento pode também incentivar debates sobre direitos e condições dignas de trabalho e estimular a criação de redes de apoio e suporte, tanto em casa quanto na comunidade. A lei deixa claro que cuidar é um direito social merecedor de atenção, o que pode gerar benefícios adicionais a médio e longo prazo.
Por que estar bem informado ajuda?
Quem está atento às políticas e iniciativas dos governos municipal e estadual sai na frente ao aproveitar oportunidades criadas para cuidadores. Ficar informado permite acesso mais rápido a benefícios, novos projetos-piloto ou treinamentos oferecidos pelas secretarias responsáveis.
Uma das maneiras mais efetivas de ficar atualizado é trocar experiências em grupos locais e conectados ao tema. Veja algumas dicas que podem ajudar cuidadores a se manterem informados:
- Participar de associações ou grupos comunitários de cuidadores
- Acompanhar notícias em canais oficiais do governo estadual e municipal
- Consultar profissionais da área de assistência social de sua cidade
- Participar de eventos ou rodas de conversa sobre direitos dos cuidadores
Leia mais: Nova lei diz que mesmo com testamento sua herança pode ir para as mãos do governo
Quais são direitos práticos de cuidadores?

O fortalecimento de políticas públicas voltadas aos cuidadores já é uma das consequências esperadas da Lei nº 25.364. Entre as possibilidades estão programas sociais específicos, incentivos fiscais ou até mesmo a oferta de bolsas e subsídios estatais para quem realiza o cuidado domiciliar.
Treinamentos gratuitos e orientações técnicas também podem ser promovidos pelo Estado para aprimorar o trabalho das cuidadoras e garantir mais proteção a quem depende destes cuidados. Esse movimento impulsiona o reconhecimento social e melhora efetivamente a rotina de quem cuida.
Leia mais: Nova lei mineira protege professores e pune agressão na escola
Por que valorizar cuidadores é essencial?
Para todas as donas de casa que atuam como cuidadoras em Minas Gerais, a nova lei representa um convite à reflexão sobre a importância desse papel dentro das famílias e na sociedade. A valorização deixa claro que cuidar é fundamental e merece ser protegido por leis.
À medida que políticas públicas focadas na realidade dos cuidadores avançam, é essencial que cada cuidador busque se informar e usufruir das novas oportunidades, promovendo uma atuação ainda mais digna e amparada pelo Estado.




