Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Economia

É lei, dono não pode entrar no imóvel alugado sem avisar o inquilino e atitude pode ser considerada crime de invasão de domicílio

Gabriel Martins Por Gabriel Martins
06/01/2026
Em Economia
É lei, dono não pode entrar no imóvel alugado sem avisar o inquilino e atitude pode ser considerada crime de invasão de domicílio

Lei do Inquilinato garante privacidade do inquilino durante todo contrato vigente

Durante o contrato de locação, o inquilino tem posse direta e direito à privacidade. O proprietário não pode entrar sem aviso e consentimento, salvo emergências. A infração pode gerar rescisão, indenização e crime de invasão.

Muitos proprietários acreditam que podem acessar o imóvel alugado quando quiserem. A Lei do Inquilinato garante ao inquilino a posse direta e a privacidade durante o contrato, tornando a entrada sem aviso uma infração que pode gerar consequências civis e criminais.

O imóvel alugado pertence ao dono ou ao inquilino durante o contrato?

Ao firmar a locação, o proprietário mantém a titularidade do bem, mas transfere a posse direta ao inquilino. Na prática, isso significa que o locatário passa a ter controle total sobre o acesso ao espaço enquanto o contrato estiver vigente.

A Constituição trata a residência como asilo inviolável, e essa proteção alcança imóveis alugados. Assim, o dono não pode entrar por vontade própria, mesmo sendo proprietário, pois a privacidade pertence a quem ocupa legalmente o local.

É lei, dono não pode entrar no imóvel alugado sem avisar o inquilino e atitude pode ser considerada crime de invasão de domicílio
Posse direta do imóvel é transferida ao inquilino durante a locação

Quando o proprietário pode visitar o imóvel sem infringir a lei?

A legislação permite visitas, vistorias e exibição do imóvel, desde que respeitados limites claros. O acesso só é legal quando há aviso prévio e concordância do inquilino, salvo situações excepcionais previstas em lei, como você vê a seguir.

LeiaTambém

Uma mudança na lei pode alterar reajustes e despejos nos aluguéis

Mudanças na Lei do Inquilinato e nos impostos já afetam locações: o que inquilinos precisam observar agora em 2026

07/01/2026
Aluguel pago não te protege mais: veja como a Justiça está autorizando despejos mesmo sem dívida

Aluguel pago não te protege mais: veja como a Justiça está autorizando despejos mesmo sem dívida

25/12/2025
Imóvel à venda não cancela aluguel: veja o que a lei garante ao inquilino

Imóvel à venda não cancela aluguel: veja o que a lei garante ao inquilino

23/12/2025
Fim do aluguel: quando a pintura é desgaste natural e não deve ser cobrada

Fim do aluguel: quando a pintura é desgaste natural e não deve ser cobrada

23/12/2025
  • Vistoria agendada: dia e horário combinados previamente com o locatário
  • Visitas para venda ou nova locação: entrada autorizada e com acompanhamento
  • Emergência comprovada: risco imediato como incêndio, vazamento de gás ou inundação

Leia mais: Famílias com CPF notificado têm até 11 de janeiro de 2026 para quitar valores recebidos indevidamente do Auxílio Emergencial antes que a dívida vá para a União

Ter chave reserva dá ao dono o direito de entrar no imóvel?

Mesmo que o proprietário possua uma chave reserva, isso não autoriza o uso livre do imóvel. A chave existe para situações excepcionais previstas em contrato ou para emergências reais, nunca para visitas sem consentimento.

O inquilino pode, inclusive, trocar a fechadura por segurança. A única obrigação é devolver o imóvel com acesso restabelecido ao final do contrato, respeitando o direito à intimidade durante a locação.

É lei, dono não pode entrar no imóvel alugado sem avisar o inquilino e atitude pode ser considerada crime de invasão de domicílio
Ter chave reserva não autoriza acesso livre ao imóvel alugado

Quais atitudes do proprietário configuram abuso ou ilegalidade?

Algumas condutas ultrapassam o limite do direito de propriedade e podem gerar rescisão contratual, indenização e até responsabilização criminal. Essas situações devem ser evitadas e reconhecidas rapidamente, como mostram os exemplos abaixo.

  • Entrada sem aviso prévio: caracterização de invasão de domicílio
  • Uso da chave sem permissão: violação direta da privacidade do inquilino
  • Vistorias abusivas: inspeção de armários, objetos pessoais ou rotina do morador

O que o inquilino deve fazer se o dono entrar sem autorização?

O primeiro passo é registrar o ocorrido por meios que gerem prova, como mensagens ou testemunhas. Em casos reincidentes, é possível notificar formalmente o locador ou a imobiliária para cessar a conduta.

Se o abuso persistir, o inquilino pode buscar amparo legal. A lei prevê rescisão do contrato sem multa, pedido de danos morais e até enquadramento no artigo 150 do Código Penal por invasão de domicílio.

Tags: Dono do imóvelLei do Inquilinatovistoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.