Uma das partes mais interessantes da comunicação verbal é a possibilidade de trocar informações e conhecimentos de forma criativa e acessível. O que muitos não sabem é que palavras utilizadas, às vezes, fazem parte de um intercâmbio linguístico.

O português influenciou e deu origem a diversas palavras em outros idiomas. Algumas do inglês, usadas no cotidiano, por exemplo, derivam da nossa língua.


Conheça as principais palavras em inglês que foram originadas do português: 

 

Banana 

Amando ou odiando, a banana é uma das frutas mais populares do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O termo foi emprestado pelo português e o espanhol da língua Mande, da África Ocidental no século XVI.

Breeze (brisa)

A palavra que representa o ventinho suave no fim da tarde (ou qualquer período do dia) foi adotada no vocabulário inglês no século XVI. Originou do termo "briza", do espanhol antigo e do português. 

Embarrass (embaraçar/envergonhar) 

Entrou no inglês, possivelmente, vinda da palavra “baraço” (uma corda fina) do português, no começo do século XVII. Sua raiz, porém, vem do francês "embarrasser". A palavra no inglês passou por vários significados, até o moderno “envergonhar”, no século XIX. 

Mosquito

A palavra usada para nomear os animais que mais causam estresse diário em momentos inoportunos chegou ao inglês no fim do século XVI, vinda do espanhol e do português, pelo diminutivo de mosca, e do Latin musca (voar).

Zebra 

Apesar de ser um animal nativo do continente africano, o nome zebra surgiu do “italiano, espanhol ou português”, a partir do Latim equiferus (cavalo selvagem). Dessas línguas, migrou para o inglês no início do século XVII.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Fonte: Dicionário de Oxford de Origem das Palavras

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata

compartilhe