Enem continua neste domingo (12/11) -  (crédito: Freepik)

Prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 começa nesta segunda e vai até o dia 26 de abril

crédito: Freepik

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (15/4). O prazo se estende até 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição de 2023. Podem solicitar a gratuidade na prova pessoas com os seguintes perfis:

 

  • Matriculados na 3ª série do ensino médio (em 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
  • Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
    Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.
  • Justificativa de ausência – Quem não compareceu aos dois dias de Enem, em 2023, precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente.

 

 

Vale reforçar que quem não compareceu aos dois dias do Enem 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 gratuitamente. O prazo para enviar a justificativa também começa nesta segunda (15) e termina no dia 26 deste mês.

 

O cronograma (incluindo a fase de recursos) e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

 

Os interessados devem pedir a isenção, pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.