Governo nega recurso de gigantes da indústria química contra sobretaxa a importações

Comitê do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio negou pedido da Dow Chemical e da Union Carbide e confirmou prorrogação de taxa por até cinco anos

Publicidade
Carregando...

O governo negou nessa quarta-feira, 18, o recurso apresentado por duas gigantes da indústria química e manteve a prorrogação, por até cinco anos, da sobretaxa aplicada à importação de etanolaminas, um insumo do setor, trazidas da Alemanha e dos Estados Unidos. A sobretaxa, conhecida como medida antidumping, é aplicada para evitar que produtos importados entrem no país a preços artificialmente baixos, prejudicando a concorrência no mercado interno.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

O revés das americanas Dow Chemical e Union Carbide foi decidido pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A prorrogação da taxa sobre a importação das etanolaminas havia sido definida em resolução publicada em outubro de 2025. O insumo é usado em setores como produtos de limpeza, cosméticos, agroquímicos e petróleo.

As empresas recorreram dias depois, alegando falhas metodológicas na análise e questionando o uso de preços praticados por outros países como referência na avaliação do mercado brasileiro.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Ao rejeitar o pedido de reconsideração, o comitê afirmou que a metodologia adotada está prevista em lei, foi “devidamente motivada” e refletiu a dinâmica concorrencial do mercado, não havendo “base técnica ou jurídica para rever a decisão que manteve a sobretaxa”.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay