Cade desarquiva caso e retoma análise de processo contra Uber

Processo contra a Uber foi movido por startup e trata de supostas barreiras a serviços usados por motoristas de aplicativo

Publicidade
Carregando...

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) voltou a analisar o inquérito que apura suposta prática discriminatória da Uber contra a startup StopClub. O caso havia sido arquivado pelo Cade em novembro.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A investigação foi aberta a partir de representação da StopClub, empresa usada por motoristas de aplicativo para calcular a rentabilidade das corridas, estimando ganhos por quilômetro e por hora. Segundo a startup, a Uber teria passado a impor restrições e punições a motoristas que utilizavam essas ferramentas.

O inquérito havia sido encerrado no fim do ano passado no Cade sob o entendimento de que não haveria elementos suficientes para caracterizar conduta anticoncorrencial por parte da Uber.

No entanto, a StopClub apresentou recurso contra o arquivamento, alegando que a decisão subestimou os efeitos concorrenciais das restrições impostas pela Uber e adotou uma análise inadequada para mercados digitais. No início de janeiro, o Cade reconheceu a contestação e desarquivou o caso.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Desde então, o tema passou a ser objeto de discussões no âmbito da Superintendência-Geral. A coluna apurou que foram realizadas seis videoconferências entre a chefia do gabinete da superintendência e representantes das partes envolvidas, incluindo a StopClub e a Uber. Até o momento, não há decisão final sobre o recurso.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay