Projeto caro ao governo terá páreo duro em comissão da Câmara

Relatório sobre isenção de cobrança de bandeiras tarifárias a estados vai enfrentar lobby das geradoras na Comissão de Minas e Energia da Câmara

Publicidade
Carregando...

Ainda não analisado na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara, onde deve ser aprovado, o projeto que isenta estados superavitários em energia renovável da cobrança das bandeiras tarifárias deve enfrentar um páreo duro já na próxima etapa da tramitação na Câmara. O texto é defendido pelo governo Lula.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Em seu caminho na Casa, o projeto seguirá para a Comissão de Minas e Energia, colegiado sensível aos interesses das geradoras. Companhias do setor têm demonstrado incômodo com pontos centrais do parecer apresentado pelo relator, deputado Lucas Abrahão, da Rede do Amapá.

Entre os aspectos que mais incomodam o setor está a quebra da lógica de rateio nacional dos custos do sistema. Hoje, essas despesas são divididas entre consumidores de todo o país; com a isenção, parte delas seria redistribuída entre um grupo menor, pressionando tarifas em outras regiões.

As geradoras também criticam a sinalização, pelo relator, de que as térmicas seriam as principais responsáveis pelo encarecimento das bandeiras tarifárias. Esse ponto é especialmente sensível por poder alimentar pressões por revisão de contratos de fornecedores de geração térmica e híbrida.

O relatório também menciona a possibilidade de descontos regionais futuros para estados superavitários.

Agentes do setor, insatisfeitos, veem na Comissão de Minas e Energia o campo ideal para pressionar por ajustes no texto, buscando limitar o alcance da isenção ou travar a ideia de descontos tarifários regionais sugerida pelo relator.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay