Amazon e Google sondam Goiás para instalar data centers à base de biometano

Uso de fonte renovável de energia em Goiás atrai olhares de gigantes do Vale do Silício

Publicidade
Carregando...

O estado de Goiás entrou na mira de Amazon, Google e outras gigantes da tecnologia para ser um novo polo de data centers. A sondagem foi feita em jantares realizados nesta semana, em São Paulo, que reuniram representantes de governos e líderes das empresas de tecnologia, onde Goiás se colocou como candidato a receber os futuros investimentos.

O estado saiu na frente ao sancionar, em maio, a primeira lei estadual de regulamentação da inteligência artificial, que inclui estímulo à construção dessas estruturas. Um dos maiores produtores de biometano do país, Goiás quer oferecer o combustível renovável como fonte dos futuros data centers — requisito crucial para as empresas, que buscam selo verde.

Um dos entraves do setor de data centers é que os empreendimentos geram empregos na fase de construção das unidades, mas, uma vez operando, precisam de pouca mão de obra. A aposta no biometano, no entanto, abre a possibilidade de movimentar uma cadeia produtiva ligada ao fornecimento de energia, gerando empregos indiretos e mantendo atividade econômica associada, elucida Ronaldo Lemos, especialista em tecnologia do ITS Rio.

A movimentação em Goiás coincide com a MP do ReData, prevista para este mês, que deve reduzir de 52% para 18% a carga tributária sobre equipamentos de data centers, liberando investimentos bilionários hoje levados a outros países.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay