Paulo Solmucci considerou equivocado o tempo em que o comércio de BH ficou fechado -  (crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Paulo Solmucci considerou equivocado o tempo em que o comércio de BH ficou fechado

crédito: Jair Amaral/EM/D.A Press

O presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, foi o entrevistado do "EM Minas", da TV Alterosa, deste sábado (6/1). Em conversa com o jornalista Benny Cohen, o empresário analisou os reflexos remanescentes da pandemia de COVID-19 no setor.

“Estamos muito endividados. Belo Horizonte, por exemplo, teve o recorde mundial de dias fechados, nenhum outro lugar do planeta teve tanto tempo fechado. Para você ter uma ideia, nós temos cidades no Brasil que não fecham nenhum dia, a exemplo de Vitória (ES). Aqui nós tivemos uma visão, na nossa opinião, inadequada do gestor público da época, então gerou essa consequência. Mas esse é um problema do Brasil inteiro, está todo mundo endividado”, ressaltou.

Solmucci ressaltou que o faturamento de muitos estabelecimentos zerou durante o tempo de comércio fechado, sendo que mais de um terço das empresas fecharam. Como consequência econômica geral, ele observou que o período de inflação alta, e taxa de juros exorbitantes também complicaram a retomada.

“As margens estão apertadas porque a inflação veio forte, os juros vieram fortes. A dor que o consumidor sente ao pagar o alimento, nós também sentimos porque é um insumo básico nosso. Quando os juros sobem e apertam, apertam para gente, então a situação financeira está apertada”, emenda.

O empresário, no entanto, também observou que os consumidores voltaram para os estabelecimentos com uma “força maior”. Para ele, o público aprendeu a valorizar o setor de bares e restaurantes. “Faturamos hoje quase 15% a mais em termos reais do que faturamos na pré-pandemia”, completou.

O programa “EM Minas” é transmitido para todo o estado pela TV Alterosa às 19h30 deste sábado. Cada episódio é dividido em três blocos, sendo dois transmitidos na televisão e um terceiro bloco exclusivo no YouTube do Portal Uai, onde todos os programas poderão ser vistos na íntegra.

Aos domingos, a entrevista completa estará disponível no portal e no jornal impresso do Estado de Minas. O público também pode conferir matérias com os principais destaques no portais do EM e do Uai.