INDÍGENAS NA COP28

Mulheres indígenas fazem marcha na entrada da COP28

Ministra Sonia Guajajara e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, fizeram parte de ato simbólico em Dubai COMPARTILHAMENTO ESPECIAL Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha Carregando Carregando... Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha ASSINE ou FAÇA LOGIN Salvar para ler depoisSALVAR ARTIGOS Recurso exclusivo para assinantes ASSINE ou FAÇA LOGIN Ministra Sonia Guajajara e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, fizeram parte de ato simbólico em Dubai COMPARTILHAMENTO ESPECIAL Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha Carregando Carregando... Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha ASSINE ou FAÇA LOGIN Salvar para ler depoisSALVAR ARTIGOS Recurso exclusivo para assinantes ASSINE ou FAÇA LOGIN Ministra Sonia Guajajara e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, fizeram parte de ato simbólico em Dubai

Publicidade
Carregando...

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Lideranças indígenas que participam da COP28, conferência do clima da ONU, em Dubai, organizaram uma marcha na manhã desta terça-feira (5). Com uma fila de mulheres à frente, o grupo entrou unido no centro de eventos que sedia a cúpula nos Emirados Árabes.

 

A ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, fizeram parte do ato simbólico. Desde o domingo (3), Sonia é a chefe da delegação brasileira na COP28.

 

O posto será entregue à ministra Marina Silva (Meio Ambiente) nesta quarta (6). Marina deixou Dubai por alguns dias para acompanhar o presidente Lula (PT) em viagem à Alemanha.

 

Esta é a primeira vez que uma liderança indígena representa o governo brasileiro numa conferência do clima. O grupo que marchou na entrada da COP28 nesta manhã também afirma que esta é a maior comitiva indígena já organizada.

 

A necessidade de incluir indígenas nos debates e financiamentos climáticos mais importantes será lembrada por integrantes da marcha em eventos ao longo desta terça.

 

Uma das agendas das lideranças na COP28 é o lançamento de uma bancada voltada a pautas ambientais e indígenas, a chamada Bancada do Planeta. A ideia é unir membros do Congresso brasileiro e de outros países.

 

No Brasil, a iniciativa é encabeçada pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), que também esteve na caminhada nesta manhã.

Segundo Xakriabá, a bancada já conta com 23 nomes e tem a meta de chegar a 200 até a COP30, que será realizada em Belém, no Brasil.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay