Professor Gerson de Britto Mello Boson crédito: Divulgação
Com 67% dos votos válidos, o professor Gerson de Britto Mello Boson foi o escolhido para dar nome a Medalha da Apeminas – Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais, que celebra a excelência da advocacia pública no estado. Professor Boson foi escolhido numa disputa com os juristas mineiros Caio Mário da Silva Pereira e Darcy Bessone. Professor Boson, além de jurista, foi reitor da UFMG de 1967 a 1969, quando criou o Museu de História Natural, o Jardim Botânico e diversos institutos acadêmicos, além de ter fundado a Uemg – Universidade do Estado de Minas Gerais. É dele a frase “condição primeira para a cultura é a liberdade”.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Procurador-geral Paulo de Tarso Morais Filho e delegação do MPMG Divulgação
CONGRESSO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Uma delegação de membros do Ministério Público de Minas Gerais, tendo à frente o procurador-geral de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho, esteve presente, na última semana, no XXVI Congresso Nacional do Ministério Público. Realizado pela Conamp – Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, o evento, que é realizado a cada dois anos, levou a Brasília todos os expoentes do Ministério Público brasileiro e teve como tema central “O MP do Futuro: Democrático, Resolutivo e Inovador”.
Promotor Francisco Ângelo Silva Assis Divulgação
APACs EM FOCO
O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (Caots), que tem à frente o promotor Francisco Ângelo Silva Assis, promoveu o evento sobre o método Apac – Associação de Proteção e Assistência ao Condenado. Intitulado “Diálogos Intersetoriais sobre avanços, desafios e perspectivas” o seminário reuniu, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, especialistas de diferentes setores da sociedade para discutir os desafios, avanços e perspectivas das unidades Apacs, que é uma entidade civil que administra centros de reintegração social de presos no Brasil.
Paulo Gonet, procurador-geral da República Divulgação
GONET RECONDUZIDO
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, foi reconduzido pelo Senado, por 45 votos a favor e 26 contrários, ao cargo por mais dois anos. Como PGR, Gonet, além de representação no STF, chefia o Ministério Público da União, é o procurador-geral eleitoral e preside o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Na sabatina perante a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Gonet 8,102 cminformou que, em relação aos atos de 8 de janeiro, já foram 715 condenações, 12 absolvições e 606 ações ainda faltam ser julgadas.
Ministro Afrânio Vilela será um dos palestrantes Divulgação
SEMINÁRIO EM ROMA
A Sapienza Universitá di Roma, considerada a melhor instituição de ensino superior do mundo na área de estudos clássicos, reúne na capital italiana, entre os dias 24 e 26 de novembro, expoentes do mundo jurídico brasileiro e italiano, no seminário jurídico internacional “Direito Digital – Entre a Inovação e a Regulamentação”. Ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público e os mais renomados advogados do país estarão presentes em torno de palestras que terão como tema principal o direito digital e seus desafios e impactos dessa em diversos setores da sociedade.
DIREITO DE BRINCAR
O Instituto Dom Luciano Mendes de Almeida (IDL-PróVida) lançou a sua campanha Direito de Brincar, que visa arrecadar doações para distribuição de brinquedos de Natal para crianças carentes. A meta neste ano é superar as 12 mil crianças atendidas no ano passado. As doações podem ser feitas até 10/12/2025, pelo Pix do Instituto: nº 28.231.460/0001-40. O Instituto Dom Luciano inicia, também, em 23/11/2025, sua série de eventos música no parque, através dos quais levará, com o seu "Benzão – O Ônibus do Bem” música de alta qualidade para os parques públicos da cidade, com acesso gratuito para moradores de rua e frequentadores dos parques. A estreia do projeto será no Parque Marcos Mazzoni, na Cidade Nova.
Desembargador Alexandre Santiago foi homenageado na Semana da Conciliação, do TJMG Divulgação
SEMANA DA CONCILIAÇÃO
Um evento no Tribunal de Justiça marcou a abertura da XX Semana Nacional da Conciliação, realizada anualmente, desde 2006, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TJMG recebeu 22.024 pedidos de audiências para mediação e conciliação e envolvem todas as 298 comarcas do estado. Somente o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Belo Horizonte pautou audiências em quase 1,3 mil processos Na abertura, o desembargador Alexandre Santiago, coordenador do Cejusc Saúde do TJMG, juntamente com outros homenageados, recebeu a placa “Desembargador Herbert Carneiro”, das mãos do presidente Luiz Carlos Corrêa Júnior, do 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Pena, do 3º vice-presidente e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Rogerio Medeiros, do corregedor-geral, desembargador Estevão Luchesi, e da viúva do desembargador Herbert Carneiro, Denise Pires Silva Carneiro.
Victória Vital de Castro Macedo Costa, entre os pais, os juízes federais Jorge Gustavo Macedo Costa e Geraldine Vital de Castro Divulgação
FILHA DE PEIXE
A jovem advogada Victória Vital de Castro Macedo Costa, filha do juiz federal Jorge Gustavo Macedo Costa, da 6ª região (MG) e da juíza federal Geraldine Pinto Vital de Castro, da 2ª Região (RJ e ES), foi aprovada em 1º lugar para mestrado de Direito Civil na Faculdade de Direito da UFMG.