O que é o Framboesa de Ouro, o 'Oscar dos piores filmes'?
A premiação satírica acontece um dia antes do Oscar e já "homenageou" grandes estrelas de Hollywood; conheça a história e as polêmicas do troféu.
compartilhe
SIGA
Ao contrário do Oscar e outros prêmios que reconhecem as boas atuações, o Framboesa de Ouro celebra anualmente os piores filmes, atores e diretores do cinema.
A premiação satírica, realizada tradicionalmente um dia antes do Oscar, voltou aos holofotes no Brasil após a divulgação de uma pré-lista de indicados que incluiu a atriz Isis Valverde por sua atuação no filme "Código Alarum", sua estreia internacional.
Criado em 1980 pelo publicitário John J. B. Wilson, o prêmio teve sua primeira cerimônia em 31 de março de 1981. A ideia nasceu de uma festa improvisada na casa de Wilson durante a noite do Oscar, onde amigos distribuíam troféus irônicos para as produções mais fracas do ano anterior.
Leia Mais
-
Oscar 2025: Veja como estão as apostas em vitória de 'Ainda estou aqui'
-
Oscar 2025: a volta por cima de Demi Moore, estrela de 'A substância'
-
Confira quem são os vencedores da edição 2025 do Globo de Ouro
Como funciona a premiação?
A Golden Raspberry Award Foundation conta com mais de mil membros pagantes de dezenas de países, que votam online para decidir os "vencedores". O troféu é uma framboesa de plástico, pintada com spray dourado e colada sobre um rolo de filme Super 8.
Apesar do tom de piada, a lista de "homenageados" inclui estrelas de primeiro escalão. Sylvester Stallone é um dos maiores recordistas, com mais de 40 indicações e 12 vitórias.
Adam Sandler e seus filmes também são alvos frequentes da premiação. O evento ganhou notoriedade quando grandes nomes decidiram entrar na brincadeira e aceitar o prêmio pessoalmente.
Quem já aceitou o troféu?
A tradição de comparecer à cerimônia é rara. O caso mais marcante foi de Sandra Bullock, em 2010, em que a artista foi buscar seu troféu de pior atriz por "Maluca paixão”, e no dia seguinte, venceu o Oscar de melhor atriz por "Um sonho possível", tornando-se a primeira pessoa a ganhar os dois prêmios no mesmo fim de semana.
Halle Berry também demonstrou bom humor ao aceitar seu Framboesa de pior atriz por "Mulher-gato" em 2005. Ela subiu ao palco segurando o Oscar que havia ganhado por "Monster's Ball" e fez um discurso emocionado e irônico, agradecendo ao estúdio por colocá-la em um "filme de m...".
O prêmio, no entanto, não está livre de polêmicas. Em 2022, os organizadores criaram uma categoria especial para Bruce Willis, que foi cancelada após o anúncio de seu diagnóstico de afasia. A indicação de uma atriz de 12 anos em 2023 também gerou críticas, levando à criação de uma regra que proíbe nomeações para menores de 18 anos.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria