5 documentários sobre crimes reais no Brasil
Veja produções brasileiras disponíveis no streaming que investigam casos de grande repercussão e ajudam a refletir sobre a violência no país
compartilhe
SIGA
Os documentários de true crime estão ganhando cada vez mais repercussão no Brasil e no mundo, trazendo reflexões sobre a complexidade dos crimes cometidos. Disponíveis em diversas plataformas de streaming, essas produções exploram as investigações, reconstituem histórias e questionam o sistema de justiça.
Essas obras ajudam a dar contexto a casos que marcaram a sociedade brasileira e expuseram falhas estruturais.
Leia Mais
-
Ângela Diniz: a história real por trás da nova série da HBO Max
-
Caso Bruno: mãe de Eliza Samúdio recebe objetos da filha 15 anos depois
5 produções para entender crimes de grande repercussão
-
“Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime” (2021): a série da Netflix detalha o assassinato do empresário Marcos Matsunaga pela esposa, Elize. A produção explora o relacionamento abusivo e o julgamento que dividiu a opinião pública.
-
“Pacto Brutal: O Assasssinato de Daniella Perez” (2022): disponível na Max, este documentário revisita o crime que parou o país em 1992. A série expõe a crueldade do assassinato da atriz e a luta de sua mãe, a autora Gloria Perez, por justiça.
-
“O Caso Evandro” (2021): parte do “Projeto Humanos” e disponível no Globoplay, a série investiga o desaparecimento de um menino no Paraná. A produção é um exemplo de como investigações podem ser falhas e de como a pressão popular e da imprensa pode ocasionar erros judiciais.
-
“Isabella: o Caso Nardoni” (2023): lançado pela Netflix, o documentário relembra o assassinato da menina Isabella Nardoni. A produção aborda a investigação policial, a cobertura midiática intensa e o julgamento do pai e da madrasta.
-
“Em Nome de Deus” (2020): também do Globoplay, esta série documental revela os crimes de abuso sexual cometidos pelo médium João de Deus. Embora o foco não seja assassinato, a produção explora as dinâmicas de poder, a manipulação e a violência sistemática contra mulheres que permanecem invisíveis por décadas.
É fundamental lembrar que a violência contra a mulher é crime. Se você ou alguém que você conhece está em uma situação de violência, procure ajuda. Ligue para a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, em todo o país.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiário sob supervisão do editor João Renato Faria