Exposição no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, também celebra o centenário de Poty Lazzarotto, que ilustrou a obra roseana entre 1956 e 1983 -  (crédito: Ronaldo Alves/Divulgação)

Exposição no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, também celebra o centenário de Poty Lazzarotto, que ilustrou a obra roseana entre 1956 e 1983

crédito: Ronaldo Alves/Divulgação

 

A exposição “Poty Lazzarotto nas artes em argilogravura: um passeio pela literatura de Guimarães Rosa a partir da arte em cerâmica”, do artista e educador Fábio Brasileiro, celebra os 50 anos do Museu Casa Guimarães Rosa (Rua Padre João, 744), em Cordisburgo, cidade natal do escritor mineiro.

 

A mostra, que pode ser vista até 28 de abril, é também uma homenagem ao centenário de Poty Lazzarotto, gravurista que criou as ilustrações para os principais livros de Rosa entre os anos de 1956 e 1983, pela Livraria José Olympio Editora.

 

 

A união entre cerâmica e literatura convida os visitantes a explorarem as metáforas do fogo, da luz e da iluminação – presentes na obra roseana – através das argilogravuras inspiradas nas ilustrações de Lazzarotto. Todos os trabalhos expostos estão disponíveis ao toque para as pessoas com deficiência visual.

 

A proposta é que por meio da experiência sensorial elas possam ampliar a experiência de leitura, conhecendo o texto e as estórias, além das ilustrações feitas para “Sagarana”, em 1946, que atualmente não são mais publicadas em livro. Informações: (31) 99160-1817 ou museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br.