Diretor de cinema Benoît Jacquot e atriz Judith Godrèche  -  (crédito: FRANCOIS GUILLOT, LOU BENOIST / AFP)

Diretor de cinema Benoît Jacquot e atriz Judith Godrèche

crédito: FRANCOIS GUILLOT, LOU BENOIST / AFP

A atriz francesa Judith Godrèche apresentou uma denúncia por estupro de vulnerável contra o diretor de cinema Benoît Jacquot, com quem manteve uma relação durante a adolescência há décadas, disse a advogada da artista à AFP nesta quarta-feira (7).

O jornal Le Monde divulgou esta denúncia, apresentada na terça-feira e confirmada pela advogada Laure Heinich.

Godrèche conheceu o cineasta durante um casting, aos 14 anos, e iniciou com ele um relacionamento que durou anos, na segunda metade da década de 1980.

Devido ao tempo decorrido, os eventos podem ter expirado.

Jacquot, atualmente com 77 anos, "nega veementemente as alegações e acusações de Judith Godrèche", de 51 anos, segundo o jornal Le Monde, que oferece detalhes da relação, conhecida publicamente naquela época.

A relação sexual voltou a ganhar destaque com a recente exibição de um documentário televisivo sobre a atriz.

Na primavera de 1986, Godrèche era uma adolescente que queria ser atriz e que conheceu Jacquot durante o processo de seleção de elenco para o filme "Les mendiants", posteriormente gravado em Portugal.

Godrèche foi selecionada e participou das gravações desse filme, sem nenhum adulto para acompanhá-la. Também gravou "La Désenchantée" (1990) sob as ordens de Jacquot.

O relacionamento entre os dois terminou no início da década de 1990.

A denúncia de estupro de vulnerável surge depois de várias declarações públicas de Godrèche contra o diretor.

"A garota dentro de mim não consegue mais manter esse nome em silêncio", disse Godrèche no Instagram no início de janeiro.

"O nome dele é Benoît Jacquot (...). Agora ele está ameaçando me processar por difamação", afirmou a atriz.

Jacquot, que em janeiro se recusou a prestar qualquer declaração à AFP, descreveu essa relação como "uma transgressão" em um outro documentário de 2011.

"Uma menina como ela, que tinha 15 anos, e eu tinha 40, (eu) não tinha direito", disse o diretor.

Seguindo o rastro do movimento #MeToo, o cinema francês tem sido abalado por denúncias de abusos apresentadas, em sua grande maioria, por atrizes e trabalhadores do setor.

O caso mais notório é o do ator Gérard Depardieu, que foi denunciado por diversas mulheres e que enfrenta uma ação formal por estupro desde o final de 2020. Outro caso é o do diretor Nicolas Bedos, que será julgado na quinta-feira por suposta agressão sexual.