A cantora Letícia Garcia será uma das atrações desta quarta-feira, no Centro Cultural UFMG. show teM entrada franca -  (crédito: Paulo Henrique/divulgação)

A cantora Letícia Garcia será uma das atrações desta quarta-feira, no show com entrada franca

crédito: Paulo Henrique/divulgação

“Madalena”, hit de Elis Regina (1945-1982), é um clássico de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza. A declaração de amor, na verdade, não foi feita para Madalena, mas para Vera Regina, musa com quem Ronaldo namorou por três anos. Seja por discrição ou falta de coragem, o letrista recorreu ao nome fictício para falar de seus sentimentos após o fim do romance.

 

Na música popular brasileira, inúmeras musas viraram sucesso. Pensando nisso, sete instrumentistas e cantores de Minas criaram o show “Mulher em pauta”, que será apresentado nesta quarta-feira (13/12), às 19h, no Centro Cultural UFMG. O repertório reúne 18 canções batizadas com nomes femininos. “Madalena” estará lá.

 

O cantor e produtor Ubiraney Silva, ex-integrante do coral Madrigal Renascentista, conta que a ideia do projeto é antiga. O primeiro show ocorreu na década de 1980, em uma escola de música em Itabirito, cidade a 60km de BH.

 

“A meninada não tinha muita paciência para o estudo erudito, então a gente escolhia composições populares para fazer a musicalização dos alunos”, relembra.

 


Turnê em Minas

 

Depois de Belo Horizonte, a temporada vai passar por Itabirito, Ouro Preto, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Nova Lima.

 

O show volta repaginado, incluiu canções que se destacaram depois de sua estreia. É o caso de “Bete Balanço” (Cazuza e Frejat), relançada por Frejat em 2012, e de Anna Júlia (Marcelo Camelo), o hit que fez a banda Los Hermanos estourar em 1999.

 

“Reeditamos versões mais século 21, trazendo o repertório mais para a atualidade. Ficou bem diversificado, pois vai de Sadi Cabral e Tom Jobim, compositores mais antigos, aos mais atuais”, comenta Ubiraney. O show tem 90 minutos.

 

Cantora Rita Lee

Com "Elvira Pagã", Rita Lee é a única compositora presente no repertório de "Mulher em pauta"

Marcelo Lyra/divulgação

 

Outro destaque são composições de artistas locais. O itabirano Márcio Lima escreveu “Sá Carolina” em homenagem a uma personagem de sua cidade natal, Carolina Marques de Carvalho. Chiquinho de Assis, músico de Ouro Preto, compôs uma canção para a filha que remete a “Tereza da praia”, de Tom Jobim e Billy Blanco.

 

Outros sucessos desta noite são “Modinha para Gabriela” (Dorival Caymmi), “Beatriz” (Chico Buarque e Edu Lobo), “Elvira pagã” (Rita Lee e Roberto de Carvalho) e “Maria Maria” (Fernando Brant e Milton Nascimento).

 

“Se a gente fosse considerar todo o repertório brasileiro com nomes femininos, dava para fazer três até quatro shows”, brinca Ubiraney Silva.

 

Os cantores Leticia Garcia, Clara Dias e Ubiraney Silva serão acompanhados por Daniel Silveira (violão), Júlia Carvalho (teclado), Georges Succar (percussão) e Graça Bastos (piano). Essa pianista, aliás, é a antiga diretora da escola de Itabirito onde tudo começou.

 

“Musicalmente, o show está muito bem pensado. Temos arranjos atualizados e a banda com uma base muito boa. Estamos animados para fechar o ano cantando música de qualidade”, conclui o produtor.

 

“MULHER EM PAUTA”

Show nesta quarta-feira (13/12), às 19h, no Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro). Entrada franca.

 

REPERTÓRIO

“Anna Júlia”
De Marcelo Camelo

 

“A Rita”
De Chico Buarque

 

“Beatriz”
De Chico Buarque e Edu Lobo

 

“Bete Balanço”
De Cazuza e Frejat

 

“Carolina”
De Chico Buarque

 

“Elvira Pagã”
De Rita Lee e Roberto de Carvalho

 

“Joana Francesa”
De Chico Buarque

 

“Luíza”
De Tom Jobim

 

“Madalena”
De Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza

 

“Maria Maria”
De Fernando Brant e Milton Nascimento

 

“Marina”
De Dorival Caymmi

 

“Modinha para Gabriela”
De Dorival Caymmi

 

“Mulher”
De Sadi Cabral e Custódio Mesquita

 

“Negra Ângela”
De Neguinho da Beija-Flor

 

“Rosa”
De Pixinguinha

 

“Sá Carolina”
De Márcio Lima

 

“Sá Marina”
De Antônio Adolfo e Tibério Gaspar

 

“Teresa da praia”
De Chiquinho de Assis

 

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria