A Gerdau e o Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Branco acabam de inaugurar uma nova etapa do Ouro Hub. O espaço promoverá iniciativas de inovação para formar professores e ampliar o acesso de alunos da rede pública à tecnologia, educação e cultura digitais. Fortalecida por uma parceria entre a prefeitura da cidade e o Grupo +Unidos, a iniciativa alcançará 24 escolas e mais de cinco mil estudantes da região.
O projeto é estruturado para aproximar a comunidade de experimentações em áreas como programação, robótica, cultura maker, prototipagem, fabricação e cultura digitais. O espaço possui infraestrutura tecnológica adequada, metodologia pedagógica própria e formação de educadores. “Para a Gerdau, investir em iniciativas como o Ouro Hub é uma forma de fortalecer o território e ampliar oportunidades reais para estudantes e educadores.
Quando aproximamos a inovação do cotidiano das escolas e criamos espaços onde a experimentação e a criatividade ganham vida, contribuímos para uma educação mais conectada ao futuro e ao desenvolvimento das comunidades onde atuamos e estamos presentes. Desejamos que esse novo espaço seja a casa da inovação e do futuro”, afirma Bruno Castilho, Gerente de Responsabilidade Social na Gerdau.
Para Haroldo Brito, diretor geral do IFMG câmpus Ouro Branco, o que diferencia o Ouro Hub é a aprendizagem prática, capaz de aproximar estudantes e educadores de experiências que dialogam com os desafios diários, vividos em sala de aula. “A proposta é contribuir para uma formação mais conectada à inovação, à cultura digital e ao desenvolvimento de competências relevantes para o presente e para o futuro”, complementa.
Apesar de o foco de atendimento serem os alunos das escolas municipais e estaduais de Ouro Branco, o espaço também receberá estudantes do IFMG e estudantes de municípios vizinhos, ampliando o alcance da iniciativa.
“Projetos como o Ouro Hub mostram como a articulação entre diferentes setores pode ampliar oportunidades concretas no território. Ao conectar educação pública, inovação e desenvolvimento local, a iniciativa contribui para fortalecer a formação de estudantes e educadores e para gerar impacto positivo na comunidade”, afirma Daniel Grynberg, diretor-executivo do Grupo Unidos.
compartilhe