As curvas sinuosas do Edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade, em BH -  (crédito: ARQBH)

As curvas sinuosas do Edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade, em BH

crédito: ARQBH

Falei duas semanas atrás sobre Arquitetura com A maiúsculo que, em meu entendimento, identifica a Arquitetura que tem propósito, intenção, volumetria, harmonia; é aquela Arquitetura que é desafiadora, propositiva e memorável.

Porque, assim como nem todo filme é cinema, nem toda escrita é literatura e nem todo desenho é arte, nem tudo o que é construído é arquitetura, nem toda reforma, retrofit ou adaptação é arquitetura.

Arquitetura com A maiúsculo é coisa rara, não porque exija algum produto difícil de achar, mas porque exige uma matéria rara: competência, talento, sensibilidade, conhecimentos de engenharia, cultura, engajamento e compromisso com o contratante, com os futuros moradores e com a cidade.
Um conjunto de habilidades e saberes específicos, e raros quando em conjunto. Há arquitetos, e Arquitetos com A maiúsculo.

E, para a coisa não ficar apenas na cabeça de quem escreve (eu) e na de quem lê (vocês), vou fazer diferente e mostrar um pouco do que tentei explicar, recorrendo ao ArqBH, um riquíssimo repositório da arquitetura mineira criado e mantido pelos Arquitetos Flávia Gamallo Gondim Santiago e Marcelo Palhares Santiago.

Começo por um dos meus preferidos, o Condomínio Solar, do Arquiteto Ulpiano Nunes Muniz, de 1955, na Avenida João Pinheiro, elegante, austero e com uma impecável escolha de materiais, cores e diferentes níveis de transparência:

Condomínio Solar, na avenida Álvares Cabral, em BH

Condomínio Solar, na avenida Álvares Cabral, em BH

ARQBH

E sigo com o Edifício Pilar, do Arquiteto Geraldo Ferreira Lima, em 1961, na Avenida Afonso Pena, majestoso mas discreto, colorido mas elegante, marcando a esquina:

Condomínio Pilar, na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH

Condomínio Pilar, na Avenida Afonso Pena, no Centro de BH

ARQBH

Na mesma Avenida Afonso Pena, mas na Praça Sete, o Edifício Clemente Faria (Banco da Lavoura), pelo Arquiteto Álvaro Vital Brasil, em 1946:

Vista lateral do edifício clemente faria, do antigo banco da lavoura, na praça sete, em bh

Edifício Clemente Faria, do extinto Banco da Lavoura, na Praça Sete, em BH

ARQBH

Nessa minha “galeria” de inspiração, jamais poderia faltar o Conjunto JK, do Arquiteto Oscar Niemeyer, de 1951, na Praça Raul Soares:

Montagem com o Edifício JK, na Praça Raul Soares, em BH, em dois ângulos diferentes

Montagem com o Edifício JK, na Praça Raul Soares, em BH, em dois ângulos diferentes

ARQBH

E o edifício mais bonito do planeta terra (até o momento), reunindo todos os atributos necessários, e ao mesmo tempo a coisa mais inusitada e disruptiva, atualmente um clássico. Esse é o Edifício Niemeyer, pela prancheta do próprio, de 1954, na Praça da Liberdade:

Montagem de 3 fotos do Edifício Niemeyer, na praça da liberdade, em bh; uma mostra um corte frontal, outra, mais de longe, e a última, o prédio inteiro

Edifício Niemeyer, um dos ícones mundiais da Arquitetura, localizado na Praça da Liberdade, em BH

ARQBH
 

Um dos mais interessantes e inusitados, com uma implantação perfeita, é o Edifício Montezuma , do Arquiteto: Nelson Marques Lisboa, de 1960, na Avenida Afonso Pena:

Edifício Nelson Marques Lisboa, no Funcionários, em BH

Edifício Nelson Marques Lisboa, no Funcionários, em BH

ARQBH

O Edificio Lourival Gonçalvez de Oliveira, do Arquiteto Carlos Alberto Viotti, vem em 1981, tem soluções engenhosas e muita qualidade plástica:

Edifício Carlos Alberto Viotti, em BH

Edifício Carlos Alberto Viotti, em BH

ARQBH

A minha lista é maior, claro, com mais alguns prédios das décadas de 1990 e anos 2000 a 2023 mas, por incrível que pareça (e, talvez, contrariando o senso comum), quanto mais recente, mais árido e menos Arquitetura com A maiúsculo.

Observe que, nessa minha lista parcial, a tônica nunca é o luxo e a opulência, atributos e métricas de quem não tem cultura, ou gosto. De quem não lê, não pesquisa e não se informa.

A Arquitetura com A maiúsculo não está relacionada - nem aqui e nem no mundo civilizado, com a exuberância - com o brilho, a opulência ou materiais exagerados.

Exagero na arquitetura, só se for de bom gosto, harmonia, emoção e boa engenharia, ingredientes para que um projeto original e bem pensado se torne, num primeiro momento, uma - boa - surpresa.

E, mais adiante, uma referência para, com o passar das décadas, um clássico.

The real deal, como diriam as pessoas inteligentes.