Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados. -  (crédito: Agência Brasil)

Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados.

crédito: Agência Brasil

A fila começou a andar para os partidos do Centrão no Palácio do Planalto. A demanda do Progressistas - leia-se em especial Arthur Lira - e do grupo suprapartidário que promete fidelidade às pautas do Governo Lula da Silva foi atendida na Caixa. O banco estatal anunciou ao mercado no dia 24 de janeiro a exoneração de quatro vice-presidentes de importantes diretorias - três delas mulheres - e a nomeação, aprovada pelo Conselho de Administração, de seis novos vice-presidentes. Todos eles apadrinhados discretamente por caciques partidários. Destaque para dois do PP: Tarso Duarte assume a vice-presidência de Negócios de Atacado. E a vice-presidência de Agente Operador (Loterias) fica com Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho.

 

Caixa-preta

 

Charge por @izanio_charges

Charge por @izanio_charges

@izanio_charges


Alvo da Polícia Federal, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), quando comandou a Abin, se negou a prestar esclarecimentos sobre o sistema secreto de monitoramento da Agência. Ao TCU, se posicionou “desfavorável” ao envio de informações. Pelo menos seis requerimentos – dois da Comissão de Fiscalização e quatro de deputados -, conforme levantamento da Coluna, foram enviados a Ramagem e não tiveram respostas.


Freio na PF


O presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é pressionado por deputados da oposição para colocar em votação já nas próximas semanas projetos que limitam poderes do STF e, em especial, a PEC que pode dificultar operações da PF no Congresso, de autoria do deputado Rodrigo Valadares (União/SE). Lira tem se esquivado da polêmica e dito que o assunto só será tratado na reunião de líderes, ainda sem data definida.


Conflito de interesses?


Nomeado para o cargo de Superintendente de Desenvolvimento da Agência Nacional de Mineração, Cícero Pedro da Silva Filho é apadrinhado do deputado Neto Carletto (PP-BA) e advogou para empresas envolvidas no escândalo da Turmalina Paraíba.

 

Fim de La Putaria


Alvo do Ministério Público, a controversa La Putaria – que comercializa waffles e crepes em formato de órgãos genitais – vai fechar as lojas em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os donos da franquia Brasil alegam que a empresa é alvo de fake news e perseguição política e de associações de moradores. Em 2022, a Coluna antecipou que o MP de MG abriu apuração sobre possível afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Agronegócio


Mais nova faculdade brasileira voltada para o agronegócio, a Harven Agribusiness School abre as portas no dia 1º de fevereiro, em Ribeirão Preto, com aula inaugural para alunos e candidatos dos três cursos: Direito, Administração e Engenharia de Produção. A instituição é a nova aposta de ensino superior do Grupo SEB, do empresário Chaim Zaher, e iniciará as aulas no dia 20 de fevereiro.


ESPLANADEIRA


# Riocentro recebe, até dia 7, KSOP GGPoker South America.

# Clube de Costura oferece oficina "Customize Seu Abadá", dia 7, noMega Moda Shopping.

# Expresso Bloco Show promove, dia 13, desfile infantil inclusivo com o tema “Heróis” em BH.

# Associação Caatinga promoveu evento para celebrar o Dia Mundial da Educação Ambiental.

# SPIC Brasil abre inscrições para o programa Geração Inovação.

Conferência Nacional de Educação aconteceu, dia 28, na UnB, em Brasília.