Rodrigo Mascarenhas, Rodrigo Ferraz, Jayme Nicolato, Gabriel Pentagna Guimarães e tacílio Soares -  (crédito: Fartura/Divulgação)

Rodrigo Mascarenhas, Rodrigo Ferraz, Jayme Nicolato, Gabriel Pentagna Guimarães e Tacílio Soares

crédito: Fartura/Divulgação

Em seu primeiro evento do ano, a plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil já atravessou o oceano e chegou a Portugal. Em parceria com o maior evento de vinhos e gastronomia do país, o Essência do Vinho, Rodrigo Ferraz esteve em Porto, de 23 a 25 de fevereiro, acompanhado de uma comitiva de empresários em busca de novas oportunidades de negócios.

Na ocasião, o Fartura realizou jantares e palestras, além de visitas técnicas de membros do Senac Minas à Escola Técnica Esposende. A viagem contou, ainda, com a parceria da Fecomércio-MG e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

Aniversários

Carla Machado reuniu, na semana passada, grupo de amigas para um almoço para comemorar seu aniversário. Encontro animado, com bate papo agradável, que terminou depois das 18h. O local escolhido foi a Casa de Agnes, da chef Agnes Farkasvölgyi, que se dividiu entre o salão aberto ao público e a sala privê onde foi o aniversário. Menu nota 10.

***

Outra que soprou velas foi Lucinha Guedes e o encontro foi organizado por amigas chegadas. Um lanche da tarde, descontraído. Estavam lá: Luciene Amantea, Vania Myrrah, Carla Calvo, Adriana Vasconcelos, Vera Comini e Silvana Moysés.

 

80 anos Escola Guignard

 

Em 2024, é comemorado os 80 anos da Escola Guignard e os 30 anos de sua sede projetada pelo renomado arquiteto Gustavo Penna. Considerada uma das 30 obras arquitetônicas de maior relevância do Brasil, a sede da Escola Guignard foi feita em aço e erguida aos pés da Serra do Curral. O edifício é parte importante da trajetória dessa instituição, que se tornou essencial para a formação acadêmica e artística do Brasil. Gustavo Penna também assina a logomarca do projeto “80 e Sempre”, que celebra os 80 anos da escola. A inspiração partiu do número 8, de onde foi extraído o simbolismo da infinitude, como forma de traduzir a transcendência da arte e das inúmeras possibilidades da criação.

Para celebrar a data, na última quinta-feira, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes, abriu a exposição “A paixão segundo Guignard”, com curadoria de Paulo Schmidt e curadoria adjunta de Claudia Renault.

A mostra traz as memórias da criação do Instituto de Belas Artes, além do artista Guignard como professor à frente do curso de desenho e pintura. Por meio das obras, os visitantes poderão ter contato com o processo de ensino e as relações com os alunos de Guignard, além de todo o caminho percorrido pelas primeiras gerações formadas pelo mestre, apresentando obras renomadas de instituições e coleções particulares. A visitação poderá ser feita até 12 de maio, de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.

 

BH.À.PORTER

O Novotel Savassi será cenário da abertura do salão de negócios BH-à-Porter, que ocorre entre 11 e 15 de março. A novidade é que a noite será marcada por um desfile e som de DJ. Ali também serão instaladas 25 vitrines de algumas grifes daqui e de outras regiões do país. Algo como uma degustação das novidades, com direito a vendas.

No total, cerca de 60 marcas confirmaram participação. O formato da feira promove a comercialização das coleções nos próprios showrooms das confecções. Nas araras, estará o inverno 2024 para pronta-entrega no atacado. Mais de 100 lojistas já marcaram suas passagens para cá. A promoção é da Coopermoda.

 

Exposição

A artista plástica Ana Elisa Murta faz pré-estreia da sua exposição “Jardim mineral: o avesso da terra”, no dia 7, quinta-feira, às 18h, no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários), com coquetel fechado para convidados.

A instalação celebra a essência mineral de Minas Gerais. Os pigmentos para produzir sua própria tinta vêm de pedras minerais da cidade do Serro, e sua extração é feita por moradores locais, fomentando a geração de renda. A exposição seguirá depois para Roma e Dubai.

 

Por aí...

  • Na feira Essência do Vinho, realizada na cidade do Porto, em Portugal, o vinho H.O Matrona 2022 venceu o Top 10 na categoria rosé. Ele é produzido pelo empresário mineiro Rubens Menin na região do Douro. Julgamento feito por banca internacional com 46 experts.
    A promoção foi da Revista de Vinhos.

 

  • Em reunião realizada na Fiemg, a presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Fiemg, Mariangela Marcon, fechou parceria com a cônsul da Itália, Nicoletta Gomiero, para a participação de palestrantes daquele país na próxima Minas Trend. Em pauta, as inovações promovidas no setor pela Câmara da Moda Italiana. A Minas Trend acontece entre
    16 e 18 de abril, no Minascentro.

 

  • Em tempos de feminismos verbais, vale a pena ver o feminismo construtivo, sólido e sem raiva mostrado no filme “Ferrari”, que está em cartaz na cidade. Na luta do seu fundador, Enzo Ferrari, para salvar a empresa e manter o prestígio da marca de carros de luxo (em dificuldades no fim dos anos 1950), sua mulher, Laura, foi essencial. E ainda tem o brasileiro Gabriel Leone, interpretando o piloto espanhol Portago.

 

  • O clima ameno da Serra da Mantiqueira será o ambiente para segunda edição do Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que acontecerá entre os dias 7 de junho e 28 de julho deste ano. O evento reunirá cidades próximas à tríplice fronteira de Minas, SP e RJ. Criado para fomentar a economia gastronômica da região, a promoção vai contar com 100 restaurantes.

 

  • A imagem de região com renda per capita mais alta do país, que algumas pesquisas deram ao entorno de Nova Lima, está cobrando seu preço. Levantamento recente revelou que ali está uma das mais caras taxas de manutenção de condomínios do país. Cerca de R$ 11 por metro quadrado. Somente São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis possuem preços maiores.

 

  • A São Paulo Fashion Week volta a ser realizada (10 a 13 de abril) em um shopping center, desta vez no Iguatemi e no JK Iguatemi. No início, o seu criador Paulo Borges teve apoio do Morumbi, com a contrapartida de ser feito no próprio mall. Um sucesso merecido depois dos dissabores
    com seu projeto anterior, o Phabrica.

 

  • Se não foi o lançador da coluna social no Brasil, o carioca Ibrahim Sued foi quem consolidou esse formato. Em linguagem moderna, pode-se dizer que foi o maior influenciador de sua época. Nesse 2024 completaria cem anos, no dia 23 de junho. Para iniciar as comemorações, o documentário sobre ele, feito pela filha Bebel, foi reexibido pela Globonews. Para seus fãs ainda vivos, a homenagem maior seria retornar com seu busto para a calçada do Copacabana Palace, de onde foi retirado em 2014. Embora casado com uma mineira, Glorinha Drumond, veio pouco a BH,
    a maioria das vezes já na fase outonal da vida.