Amor de mãe
compartilhe
SIGA
As mães brasileiras enfrentam uma crise silenciosa: o esgotamento mental. Dados do Relatório de Burnout Parental (2024/2025), da B2Mamy e da Kiddle Pass, revelam que 9 em cada 10 mães no país apresentam algum nível de exaustão, enquanto estatísticas de saúde mental do último ano apontam um crescimento de quase 500% nos diagnósticos de burnout entre mulheres que acumulam a gestão do cuidado e a carreira. Diante desse cenário de sobrecarga, como oferecer um alento real que vá além dos manuais de regras impossíveis?
Entre brinquedos espalhados na sala, noites maldormidas e um “mamãe, olha isso”, a advogada e escritora Flavia Camargo decidiu transformar rotina em memórias no livro “Enquanto vocês crescem”. Ao longo de 10 anos, passou a escrever cartas para os filhos, Igor, Lucas e Luisa, como forma de registrar o que quase sempre passa despercebido: a vida real acontecendo dentro de casa.
Mesmo antes da primeira gravidez, a autora já sabia que queria documentar a experiência de ser mãe, com suas alegrias, desafios e descobertas. A partir de 2014, essa ideia ganhou outra dimensão: ela começou a colocar os momentos mais importantes em palavras, para um dia alcançar mulheres que também buscam sentido no caos cotidiano da maternidade. Nas cartas, Flavia narra perdas, recomeços e surpresas – da despedida precoce de um filho à chegada inesperada de uma menina, com uma escrita sensível que reflete um maternar atravessado por luto, esperança, disciplina positiva e muita reconstrução.
As cartas trazem instantes domésticos, como o primeiro ultrassom, o hábito de anotar frases espontâneas faladas pelos pequenos, o jeito único de cada filho se mostrar ao mundo e a convivência entre irmãos. Por meio dessas situações corriqueiras, a autora aborda, também, a aceitação da vulnerabilidade e imperfeições inevitáveis no exercício de se permitir errar na própria maternidade.
“Enquanto vocês crescem” é um convite para as mães olharem com mais atenção para o que vivem todos os dias. Flavia Camargo reforça que acompanhar um filho crescer não é apenas cuidar e educar: significa aprender, diariamente, a ser humano junto.
Serviço
» Livro: Enquanto vocês crescem
» Subtítulo: As cartas de amor de uma mãe
» Autora: Flavia Camargo
» Editora: Publicação independente
» Páginas: 150
» Preço: R$ 47,90
» Onde encontrar: Amazon; @flaviacamargoescritora
CONTA-GOTAS
Simpósio de oftalmologia
A Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO) realiza, no sábado (30/5), na sede da Associação Médica de Minas Gerais, no Centro de BH, o Simpósio Comemorativo de 10 anos da entidade. O evento, das 9h às 17h, contará com palestras sobre o avanço das técnicas de cirurgias oculares, atualização científica, educação médica continuada e inovações na área. A programação também busca estimular a integração entre oftalmologistas e conectar empresas do setor com seu público estratégico. O simpósio é voltado a especialistas de diversas subespecialidades que atuam na linha de frente do diagnóstico e tratamento de doenças oculares, além de jovens oftalmologistas em formação interessados em atualização científica e em ampliar sua rede de contatos profissionais. Informações: smo.org.br.
Cuidado multidisciplinar
Voltado a profissionais e estudantes da saúde com atuação assistencial hospitalar, o Hospital da Baleia promove, nos dias 26 e 27 de junho, o 1º Congresso Multidisciplinar de Cuidados Hospitalares. O evento será realizado na sede da Faculdade Unimed, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste de BH. A iniciativa tem como objetivo estimular o debate sobre a atuação integrada de diferentes áreas da saúde no ambiente hospitalar, com foco em um cuidado seguro, humanizado e eficaz. A programação contempla palestras e mesas-redondas que abordam desde o papel do gestor na integração multiprofissional até o uso de inteligência artificial na saúde, além de temas como jornada do paciente, continuidade do cuidado, valor em saúde e o futuro da atuação multidisciplinar. Com carga horária de até 11 horas e emissão de certificado, o congresso tem inscrições limitadas. Informações: bit.ly/congressomultidisciplinar2026.
Oficina gratuita para gestantes
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Com o objetivo de compartilhar informações sobre o trabalho de parto, o curso de fisioterapia da PUC Minas Betim promove, na quarta-feira (27/5), uma oficina gratuita destinada a gestantes. A atividade, realizada por meio da disciplina fisioterapia na saúde da mulher, é aberta ao público e especialmente recomendada para quem está no último trimestre da gravidez. A oficina busca ampliar o entendimento das futuras mães sobre o próprio corpo, com orientações práticas sobre como o organismo se comporta durante o parto. Serão abordadas posições que facilitam o nascimento, técnicas para o alívio da dor e estratégias para que a mulher tenha uma participação ativa e consciente nesse processo. As atividades ocorrem das 11h às 12h, na Clínica de Fisioterapia do campus, no Bairro Angola. As vagas são limitadas, e é necessário realizar inscrição prévia. Informações: bit.ly/4eZnu5C.