Desde a antiguidade diversos povos buscavam pela lendária fonte da juventude, uma suposta nascente de águas capazes de reverter a idade de quem a bebesse, algo que se assemelha à busca atual por métodos e tecnologias capazes de entender e reduzir, não só aspectos físicos, mas também a chamada idade biológica.





A ciência busca recorrentemente estratégias para estimular a regressão de idade biológica, no entanto, um novo estudo feito por um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos apontou que abordagens multifatoriais em mudanças no estilo de vida podem ser a chave para o rejuvenescimento.

O estudo analisou seis mulheres que foram submetidas durante oito semanas a uma série de mudanças de estilo de vida, envolvendo sono, dieta, relaxamento, exercícios físicos e processos de metilação - Processo bioquímico que envolve a adição de grupos metila à molécula de DNA, influenciando a expressão gênica. Ao fim do processo foi identificada uma redução média de 4,60 anos na idade biológica do paciente.
De acordo com a médica e cirurgiã plástica especialista em rejuvenescimento, Elodia Avila, "esse estudo reforça que não basta uma mudança específica ou um tratamento único para o processo de rejuvenescimento, é necessário uma abordagem mais completa e sempre com acompanhamento profissional”.




Qual a diferença entre idade biológica e cronológica?

Médica e cirurgiã plástica Elodia Avila, especialista em rejuvenescimento, diz que a idade biológica engloba muito mais do que o aspecto da pele

(foto: MF Press Global/Divulgação )


Elodia Avila destaca que cuidados estéticos são apenas "a ponta do iceberg" de um processo de rejuvenescimento completo: "Tratamentos e cirurgias estéticas são uma parte importante do processo de rejuvenescimento, mas não podem ser tidos como mais importantes pois para que ele seja realmente completo é importante que eles sejam associados a uma série de outros cuidados essenciais que tratam da idade biológica".

Leia: Preenchimento com sêmen de salmão? Técnica coreana de antienvelhecimento.

A médica explica que "a idade biológica refere-se ao estado funcional dos tecidos, órgãos e sistemas do corpo, medindo a saúde e a vitalidade em relação ao tempo vivido, sendo influenciada por fatores como genética, estilo de vida e exposição a estresses ambientais, já a idade cronológica, por outro lado, é a medida do tempo transcorrido desde o nascimento, ou seja, sua idade tradicional, sob a qual não se pode fazer nada para alterar, ao contrário da idade biológica” , eplica Elodia Avila.

Leia: 
 Envelhecer: Velhos não são invisíveis, a sociedade é que está cega.

Elodia Avila alerta que "o rejuvenescimento deve ser feito considerando o organismo como um todo para ter não apenas uma aparência jovem, como uma saúde, mobilidade, raciocínio e cognição jovens”.

compartilhe