Existem diversas razões de risco envolvidos no aparecimento das varizes. Entre os principais, estão a predisposição genética, sedentarismo, obesidade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais. Além desses, a alimentação influencia no funcionamento de todo organismo, inclusive na saúde vascular. Manter uma dieta saudável pode prevenir diversas condições, inclusive diminuir as chances de desenvolver varizes.
Leia mais: Caso Andressa Urach: Por que desenvolvemos varizes durante a gravidez?
Por isso, uma dica do especialista é evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos. "A principal recomendação é diminuir a ingestão de gorduras ruins, como o colesterol, as gorduras trans e saturadas. Por outro lado, é ideal aumentar a ingestão de gorduras boas. Elas aumentam o HDL-colesterol (colesterol bom) e diminuem a formação das placas de gordura nas artérias. Essas gorduras boas podem ser encontradas em óleos vegetais, como o azeite de oliva e nas castanhas", citou o angiologista.
Leia mais: Varizes também afetam os homens: entenda as causas e como evitar
O médico alerta que a ingestão de sal, em excesso, também deve ser evitada, já que aumenta a pressão arterial e pode danificar a parede das artérias, além de intensificar a deposição das gorduras.
O que comer?
O especialista lista alguns alimentos que ajudam a manter a saúde vascular em dia.
- Laranja, limão, kiwi, morango. São ricos em vitamina C, que auxiliam no fortalecimento da parede dos vasos sanguíneos;
- Salmão, atum, sardinha, sementes de chia. Ricos em ômega 3. Ele torna o sangue mais fluido e facilita a circulação;
- Folhas de beterraba, abacate, iogurte. São alimentos ricos em potássio. Ele auxilia na eliminação e regularização da água nas células do corpo, diminuindo o inchaço.