Ingredientes:
- 6 filés de tilápia
- Sal e pimenta a gosto
- 100 g de manteiga sem sal
- 3 bananas-da-terra
- Meia xícara (chá) de leite de coco
- Um terço de xícara de leite
- 200 g de requeijão de raspa em cubos
- Meia colher (chá) de sal
- Raspas de limão-capeta a gosto
- 2 folhas grandes de taioba
- Óleo para fritar
Modo de Preparo:
Lavar as folhas de taioba e retirar o talo. Secar e picar o mais fino que conseguir. Em uma panela, aquecer óleo (não muito) suficiente para cobrir a taioba. Salpicar as folhas e deixar apenas alguns segundos, para que fiquem crocantes. Reservar em um tabuleiro forrado com papel toalha. Lavar as bananas, retirar as pontas e corta-las ao meio. Cozinhar por meia hora as bananas com casca, para que não desmanchem.
Escorrer, retirar as cascas e bater as frutas no liquidificador com o requeijão, até obter uma mistura cremosa. Pôr o leite aos poucos, temperar com sal e levar ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e tomar consistência de purê. Pôr pimenta e as raspas de limão e reservar. Temperar a tilápia com sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira antiaderente, derreter a manteiga até ela ficar marrom. Abaixar o fogo e pôr o peixe, deixando grelhar por dois minutos de cada lado.
Montar os pratos com um filé regado com a manteiga que ficou na frigideira, uma porção do purê de banana e a taioba frita.
Uma questão de dom
Valorizar o que há de melhor na cultura local está entre os segredos da boa gastronomia. E cada vez mais gente ligada à área tem se valido de ingredientes da terra para o preparo de suas criações. As frutas importadas dão lugar às plantadas na região, os laticínios de fora cedem espaço aos preparados na fazenda vizinha e por aí vai. A chefe Mariana Falcão é uma das adeptas dessa corrente. Natural de Itaúna, a jovem foi para a capital para estudar comunicação, mas, após seis anos de trabalho na área, percebeu que a gastronomia tinha um espaço bem maior do que a publicidade em sua vida."Olhava para a minha prateleira e só via livros ligados à cozinha, não havia nada de comunicação. Foi por isso que resolvi investir no que mais gosto." A formação técnica veio logo em seguida, no Sul do país. De volta para sua terrinha, resolveu entrar de vez para a cozinha e há três anos o Jardim Gourmet tem sido palco de suas criações. A casa é aberta ao público nos fins de semana, além de funcionar como espaço para festas.
No cardápio, delícias como essa receita servida aos visitantes, que traz maravilhosos ícones da culinária de Itaúna.
