
Ingredientes:
- 700 g de cidra
- 1 rapadura
- 1 copo americano de água
Material
- 1 forma quadrada ou retangular, própria para rapadura (de madeira)
Múltiplo:
- Ir a Montes Claros e não visitar o Mercado Municipal é um verdadeiro pecado. O tradicional espaço abriga produtos de toda a região, numa mistura apetitosa de cores, cheiros e gostos.
Modo de Preparo:
Descascar a cidra, retirando apenas a camada exterior e mantendo a parte branca. Passar a fruta em um ralador. Cozinhar, com água até cobrir, por cerca de 20 minutos. Passar em uma peneira, amassando bem a polpa, para que escorra toda a água. Em um tacho, levar ao fogo a rapadura, cortada em pedaços, com a água. Quando começar a virar um melado, pôr a cidra e mexer. Retirar do fogo quando o doce começar a desgrudar do fundo da panela.
Com uma colher, bater bem, até que a mistura comece a esfriar. Retirar uma pequena porção do doce e pôr em um pouco de água, para testar o ponto. Se formar uma bolinha, desgrudando dos dedos, está pronto. Despejar em uma forma e deixar endurecer.
Doce terra da carne de sol

Entre barras de rapadura e doces de frutas, chama a atenção uma preciosidade que é a mistura dessas iguarias. É o tijolo, como é chamado o doce feito de rapadura misturada à cidra ou ao mamão. Há tijolo aos montes no mercado, mas experimentamos o da barraca de Geralda Pereira Siqueira, que é oferecido em meio a cachaças, pimentas e outras mercadorias. Há 19 anos no mercado, a experiente comerciante aprendeu as manhas dos tachos com a mãe, inclusive a receita do tijolo.
"Não é uma receita difícil, mas dá trabalho, porque, depois de pronto, tem que bater bem", diz. Por esse motivo, Geralda diminuiu sua produção, pois o braço já está ficando cansado do serviço pesado. Que isso não seja, contudo, motivo para assustar quem quer se arriscar na receita. O sabor único da iguaria compensa o esforço.
