
Ingredientes:
Para a massa
- 2 ovos
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar cristal
- Meio copo (americano) de óleo
- 2 copos (americano) de água morna
- 2 colheres (sopa) de fermento biológico
- Leite e farinha de rosca suficientes para empanar o cigarrete
- Óleo para fritar
Para o recheio
- 1 queijo-de-minas médio
Saudável:
- O queijo produzido no Sítio Coqueiro, na divisa de São João del-Rei e Coronel Xavier Chaves, é exemplo de saúde. Desde o cuidado com o capim que alimenta o gado ao tratamento dos animais com homeopatia, todo o processo resulta em mais sabor. Experimente. Contato: (32) 3373-2200.
Modo de Preparo:
Para a massa, misturar os ingredientes, deixando por último a farinha. Sovar até que a massa se solte da mão. Passar no cilindro, até que fique bem fina, quase na espessura de uma folha de papel. Abrir a massa em uma superfície de mármore e cortá-la em retângulos no tamanho desejado. Cortar o queijo em tiras grossas e pôr no meio da massa, fechando os cigarretes de modo que a massa dê três voltas. Fechar as extremidades e passar os salgados no leite e em seguida na farinha de rosca.
Levar para fritar em óleo bem quente. Retirar assim que ficar firme e corado.
Delícia na rua

A receita do cigarrete de queijo foi ensinada ao rapaz por dona Lula, tradicional quitandeira da cidade, que o tinha como ajudante. Hoje, esse e outros salgados são o ganha-pão de Julinho, que comemora a conquista de ter comprado o seu próprio cilindro. "É mais fácil para abrir a massa, porque ela tem de ficar bem fininha, até dar para ver a mão do outro lado", explica. Outros dois segredos para que o cigarrete fique crocante e sequinho são abrir a massa em uma superfície de mármore e fritar em óleo bem quente.
O mais importante dos segredos, no entanto, não é algo que se ensina e Julinho responde com convicção e com seu corriqueiro sorriso no rosto: "O segredo da cozinha é gostar". Para corresponder a esse amor, certamente, não faltam paladares apaixonados.
