Jornal Estado de Minas

Beabá da Política

Vídeo explica como são escolhidos os mesários

Você tem receio de ser escolhido como mesário de uma seção eleitoral? Calma que este 20º vídeo do especial "Beabá da Política", do Estado de Minas, vai explicar como a Justiça faz a seleção dos mesários e se existem chances de você ser convocado para trabalhar em uma eleição.



Os mesários são escolhidos entre os eleitores da própria seção. O mesário que está trabalhando na sua sala na eleição também vota regularmente ali. Eles são uns dos responsáveis por preparar a urna para o início da votação e encerrá-la ao fim do período determinado pela Justiça Eleitoral.

Leia mais: Entenda como são escolhidos os ministros do Supremo

Na hora de escolher os mesários, a Justiça Eleitoral tem preferência por quem tem curso superior, professores e servidores da Justiça. Algumas pessoas não podem atuar como mesários, como candidatos ou parentes de candidatos a algum cargo, integrantes de partidos políticos, autoridades, agentes policiais e menores de 18 anos. Pessoas que têm algum grau de parentesco entre si não podem trabalhar na mesma seção. O mesmo vale para servidores de uma mesma repartição pública ou trabalhadores da mesma empresa privada.

Leia mais: Vídeo mostra como funciona a votação em urnas eletrônicas

Convocação dos mesários

A convocação é pessoal e intransferível e os mesários não são remunerados. Eles recebem vale-alimentação e dois dias de folga no emprego, sem prejuízo de salário.



Leia mais: Qual o papel de cada um dos poderes?

Se você for convocado pela Justiça Eleitoral, receberá uma carta de convocação e tem até cinco dias para alegar por quais razões não poderá trabalhar, se esse for o caso. O pedido será avaliado pelo juiz da sua Zona Eleitoral, que poderá aceitar ou não a justificativa.

Leia mais: Entenda as controvérsias do fundo eleitoral

As pessoas que trabalham na seção eleitoral são encarregadas de recolher o registro de votos da máquina, chamado também de boletim de urna. Ele é um documento que compõe os votos registrados durante todo o dia da votação, incluindo também os votos brancos e nulos. Vale lembrar que o boletim é somente um relatório em papel emitido pela urna eletrônica ao fim da votação.

O "Beabá da Política"

série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTokInstagramKwai YouTube.