Jornal Estado de Minas

REDES SOCIAIS

Bloqueio de contas de Nikolas, influenciadora e Monark dividem a internet

A retenção das contas do Twitter do apresentador Monark e do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) dividiu as redes sociais na noite desta sexta-feira (13/1). De um lado, perfis afirmam “censura”, enquanto outros comemoram a decisão judicial. 





Além do perfil do apresentador e do deputado federal eleito, a conta da blogueira bolsonarista Bárbara Destefani, conhecida pelo perfil ‘Te atualizei’, também foi bloqueada. As contas foram retiras por decisão da Justiça, conforme o Twitter. 
Na rede social, uma conta pode ficar fora do ar por dois motivos: ferir as regras da plataforma - então a conta é “suspensa” - e decisão da Justiça, que é a conta “retida”. 
 
Por conta disso, perfis apontaram uma suposta “censura” aos discursos de Monark, Nikolas e ‘Te Atualizei’. 

"Contas retidas.. O que eles têm em comum? Opositores ao governo. Onde está a Democracia?", comentou um usuário. "É incrível como a censura e o abuso de poder estão sendo normalizados no Brasil".





O deputado Nikolas mantém um segundo perfil no Instagram, rede que também foi atingida pela Justiça, no qual ele publicou um vídeo reclamando do bloqueio.

"Eu sou um parlamentar que não posso falar. Impressionante que não calam outros deputados que falam mentiras, como, por exemplo, o Janones (Avante-MG), que pregam fake news e que pregam inclusive guerra civil", reclamou o político.

O vídeo foi compartilhado no Twitter por apoiadores de Nikolas pedindo que a Justiça libere as redes sociais do deputado. 


Os nomes ‘Monark’ e ‘Nikolas’ ficaram entre os assuntos mais comentados do Twitter. A frase “Grande dia” também entrou para trending topics, lista de tópicos em alta da plataforma, com postagens comemorando a retenção das contas deles. 



"Perceberam o ar mais limpo??? Nikolas, Monark e TeAtualizei banidas das redes sociais!! E é só o começo, vem mais limpa por aí! GRANDE DIA!! Dia de sorte!! Chorem mais, facistas imundos!", publicou um usuário. 
 


Em tom de "meme", pefis agradeceram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STE) e ministro de Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes pelos "mimos". O jurista foi apelidado de "Xandão" e recebeu edit com música de Lady Gaga. 
 
A frase 'Obrigada, Xandão' ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter na noite desta sexta-feira.