(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONFERÊNCIA DA ONU

COP27: Bolsonaro veta, mas BNDES estará em mesa com governadores pró-Lula

O encontro com os governadores da Região Norte ocorre nesta segunda-feira. Bolsonaro proibiu envio de uma comitiva do Ministério de Ciência e Tecnologia


13/11/2022 17:07 - atualizado 13/11/2022 18:27

Globo com protesto na COP27
A conferência da ONU sobre o clima acontece no Egito (foto: INA FASSBENDER/AFP)
BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a participação do BNDES em um evento da COP27 com governadores da Amazônia. Entre eles, está Helder Barbalho (MDB), que convidou Lula para o encontro na conferência da ONU sobre o clima, no Egito.

 

 

O encontro com os governadores do Norte ocorre nesta segunda-feira (14). Bolsonaro já tinha proibido o envio de uma comitiva do Ministério de Ciência e Tecnologia.

 

Assessores do Palácio do Planalto afirmam que Bolsonaro se irritou com a presença do presidente eleito no evento. Lula, que está sendo aguardado como se fosse chefe de Estado, acusa Bolsonaro de ter colaborado com o aumento da devastação florestal na Amazônia.

 

Por meio de sua assessoria, o BNDES negou ter recebido qualquer "ordem" de Bolsonaro.

 

Integrantes da delegação, no entanto, informam que o presidente do banco, Gustavo Montezano, não cedeu diante da resistência da área técnica.

 

Os governadores vão apresentar resultados das políticas anunciadas desde a COP19 como forma de tentar contrapor políticas estaduais bem-sucedidas —que combinam desenvolvimento e preservação ambiental— com as políticas do governo federal, que causa repulsa na comunidade internacional, especialmente entre bancos e fundos financiadores.

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)