Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Genial/Quaest em MG: Zema segue líder e Kalil cresce

Nova pesquisa do Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (9/9), aponta que o governador Romeu Zema (Novo) tem 47% das intenções de voto na disputa pelo governo de Minas. Em seguida, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) aparece com 28%.





Em comparação ao levantamento divulgado em agosto, Kalil cresceu acima da margem de erro. Na pesquisa anterior, o ex-prefeito aparecia com 24% das intenções de voto. Já o governador Zema registrou 46% no levantamento anterior, oscilando dentro da margem de erro.

Na terceira colocação, está Carlos Viana (PL), com 2%. No último levantamento Viana tinha 6%. Os outros candidatos somam 4%. Votos brancos e nulos chegam a 7%; indecisos, 11%.

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno

Romeu Zema (Novo): 47%
Alexandre Kalil (PSD): 28%
Carlos Viana (PL): 2%


Senado


O deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) lidera a corrida pela vaga de Minas Gerais na pesquisa para o Senado nas eleições de 2022. Com 21% das intenções de voto, Cleitinho fica à frente de Alexandre Silveira (PSD), atual senador, que aparece na pesquisa com 12%. 

Com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o candidato fica em um patamar similar a Marcelo Aro (PP), que aparece com 10%.

Pastor Altamiro Alves (PTB) e Sara Azevedo (PSOL) aparecem com 4%. Bruno Miranda (PDT) tem 2%; Irani Gomes (PRTB) 1%. Os outros candidatos não pontuaram.





Votos brancos e nulos chegam a 20%; indecisos, 25%.


O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 6 de setembro e contou com 2.000 entrevistados com 16 anos ou mais em Minas Gerais. O nível de confiabilidade é de 95% e a margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa foi registrada no TSE com o número MG-09401/2022 e BR-06180/2022.