Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Datafolha: pesquisa para presidente será divulgada hoje

O Instituto Datafolha vai divulgar na noite desta quinta-feira (1º/9) mais uma rodada de pesquisas eleitorais, para a Presidência da República e para os governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Será a primeira pesquisa dos presidenciáveis, divulgada pelo Datafolha após o primeiro debate entre os candidatos, na Band, realizado no último domingo (28/8).





O levantamento será divulgado a partir das 20h55, no site da Folha de São Paulo e nas redes sociais. A pesquisa começou a ser feita ontem (31/8) e será finalizada nesta quinta, com entrevistados em todas as regiões do país.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 18 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 15 pontos de diferença em relação ao seu principal adversário e líder da disputa no primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-presidente tem 47% das intenções, contra 32% do Chefe do Executivo. No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PDT) teve 7% das intenções de voto, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) conquistou 2% da preferência do eleitorado. 




Segundo o Datafolha, Vera Lúcia (PSTU), Sofia Marzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Roberto Jefferson (PTB), Felipe D'Ávila (Novo), Pablo Marçal (PROS) e Leo Péricles (UP) tiveram menos que 1% das intenções. 

A pesquisa divulgada no dia 18/8 está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05675/2022. O Datafolha ouviu 5.747 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto.