Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro: 'Urnas serão respeitadas se eleição for limpa e transparente'

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que vai respeitar o resultado das urnas nestas eleições, "desde que elas sejam limpas e transparentes". A afirmação foi feita durante a entrevista concedida esta noite (22/8) pelo mandatário ao Jornal Nacional, da TV Globo



A afirmação foi feita a William Bonner, que questionou o candidato à reeleição sobre sua defesa da liberdade de expressão. Para o jornalista, ainda que o presidente se posicione como "defensor das liberdades", o presidente não desautoriza parte de seus apoiadores, entusiastas de pautas antidemocráticas como o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro rebateu que, embora seja contrário a essas pautas, acredita que as pessoas têm o direito a se manifestar livremente sobre suas convicções . Ele argumentou ainda que aqueles que empunham faixas e cartazes pedindo intervenção militar não respondem por todos os participantes dos movimentos organizados por seus simpatizantes. 

“Não dá para impedir uma pessoa com uma plaquinha no meio da multidão”, afirmou.

Questionado se iria respeitar as urnas, qualquer que seja o resultao das eleições, Bolsonaro disse que sim, mas sugeriu haver uma condição. “Serão respeitadas as urnas, desde que as eleições sejam limpas e transparentes”, disse.