Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Feliciano: 'Renuncio ao meu mandato se Lula ganhar no primeiro turno'

O deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) publicou, no início da tarde desta sexta-feira (29/7), que renuncia ao mandato caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições presidenciais ainda no primeiro turno.





“Tenho tanta certeza que a pesquisa Datafolha é uma fraude que renuncio meu mandato de deputado federal se Lula ganhar no 1º turno!”, escreveu.
 
 
 
Lula (PT) segue líder na corrida ao Planalto com 47% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Datafolha publicada nessa quinta (28).
 
O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em seguida, com 29%. Ciro Gomes, do PDT, aparece em terceiro, com 8%. 
 
O levantamento mostrou estabilidade em relação à pesquisa anterior, realizada no final de junho.  
 

Pesquisa estimulada de intenção de voto no 1º turno

  • Lula (PT): 47% (47% na pesquisa anterior, em junho)
  • Jair Bolsonaro (PL): 29% (28% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 8% (8% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 2% (1% na pesquisa anterior)
  • André Janones (Avante): 1% (2% na pesquisa anterior)
  • Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 6% (7% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 3% (4% na pesquisa anteriorior)

Os demais candidatos Felipe d'Avila; Sofia Manzano; Leonardo Péricles; Eymael; Luciano Bivar e General Santos Cruz não pontuaram.

Rodada anterior


Na última rodada, no final de junho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. O petista liderava a disputa com 47% das intenções de voto e venceria em primeiro turno, ante 28% do atual presidente. Ciro Gomes (PDT) marcou 8%.





Naquele levantamento, dez outros candidatos estavam empatados tecnicamente, tinham de 2% para baixo.

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula, Bolsonaro, Ciro, André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Pesquisa

Na pesquisa Datafolha foram ouvidas de forma presencial 2.556 pessoas com 16 anos ou mais em 183 municípios nos dias 27 e 28 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, está registrada no TSE sob número BR-01192/2022.