Jornal Estado de Minas

ELEIÇÕES 2022

Oposição vai denunciar Bolsonaro ao STF por ataques às urnas

Líderes dos partidos da Oposição irão denunciar o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao STF (Supremo Tribunal Federal) após o encontro do Chefe do Executivo com embaixadores, onde, sem provas, voltou a atacar o processo eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas.





O deputado federal Alencar Santana (PT-SP), líder da minoria na Câmara dos Deputados, afirmou que ele e outros parlamentares irão tomar medidas contra as acusações às urnas e eleições do presidente, mas ainda não deu detalhes do que será feito.

"Eu e os demais líderes dos partidos da Oposição vamos denunciar Bolsonaro pelo crime que cometeu ao chamar embaixadores de outras nações para atacar e desacreditar o sistema eleitoral brasileiro, que o elegeu, aliás, por 30 anos", escreveu em seu Twitter.
 
 
 
O parlamentar também destaca que o presidente fez ataques às urnas eletrônicas na TV pública e desacredita de um processo eleitoral que o elegeu. "É a primeira vez na história do Brasil que um presidente ataca o TSE de forma tão agressiva e desacredita o sistema eleitoral pelo qual ele próprio foi eleito", ressaltou.




Ataque ao TSE 

Nessa segunda-feira (18/7), Bolsonaro fez diversas acusações ao sistema eleitoral, como fraudes nas eleições de 2014 e 2018, informações já desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).