(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

''As eleições seguirão o seu ritmo normal''


20/04/2022 04:00

Bolsonaro participou ontem da celebração do Dia do Exército e adotou tom ameno em relação ao Tribunal Superior Eleitoral
Bolsonaro participou ontem da celebração do Dia do Exército e adotou tom ameno em relação ao Tribunal Superior Eleitoral (foto: Evaristo Sá/AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou ontem da cerimônia de comemoração do Dia do Exército. A data marca os 374 anos da instituição. Durante discurso, o chefe do Executivo afirmou que “as Forças Armadas não dão recado. Elas estão presentes, elas sabem como proceder, sabem o que é melhor para o seu povo, o que é melhor para o seu país”. Também adotou um tom mais ameno com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF). “Quero cumprimentar aqui o ministro Luís Barroso que, enquanto presidente do TSE, convidou as Forças Armadas, respeito, convidou as Forças Armadas a participar de todo o processo eleitoral. O que o povo quer é paz, é tranquilidade, é trabalho, é poder viver em harmonia e trabalhar para que seu país de verdade seja uma grande nação”, disse Bolsonaro. “E tenho certeza que as eleições seguirão o seu ritmo normal”, acrescentou Bolsonaro.

O evento ainda contou com a presença do presidente do STF, Luiz Fux, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em discurso velado, Bolsonaro fez menções às eleições de 2022 e disse que “não podemos ter eleição no Brasil que sobre ela paire o manto da suspeição”.“Tenho dito que a nossa preocupação é com o cumprimento da Constituição, é com o bem de todos, é com a paz e a harmonia. E todos sabem, Lira e Pacheco, que a alma da democracia repousa na tranquilidade e na transparência do sistema eleitoral. Sistema que deve ser cada vez mais zelado por todos nós e quem dá o norte para todos nós são as urnas que ali fazem surgir não só o presidente da República, bem como a composição do nosso parlamento brasileiro. Não podemos jamais ter eleições no Brasil que sobre ela paire o manto da suspeição”.

O chefe do Executivo destacou ter orgulho de ter integrado as Forças por 15 anos e voltou a fazer indiretas a ministros do TSE e do STF, como o ministro Alexandre de Moraes, o qual acusa de “jogar fora das quatro linhas da Constiuição”. “Orgulho esse que transborda o meu sentimento, transborda aquilo que eu penso e quero o melhor para o meu país. Nós todos um dia, militares, juramos dar a vida pela nossa pátria se preciso for. E todos nós, povo brasileiro faremos mais do isso para garantir a nossa liberdade e para garantir que todos, sem exceção, joguem dentro das quatro linhas da nossa Constituição”.

No discurso, Bolsonaro exaltou as Forças Armadas. “Senhor ministro Fux, senhor deputado Arthur Lira, presidente da Câmara, e senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado: é satisfação tê-los entre nós em uma data tão importante para o nosso Brasil. Quando se fala em exército brasileiro vem em nossa mente que em todos os momentos difíceis que a nossa nação atravessou, as Forças Armadas, o nosso Exército, sempre estiveram presentes. Assim foi em 22, em 35, em 64, em 86 com a transição, onde participação ativa do então comandante do Exército Leônidas Pires Gonçalves, a transição foi feita com os militares e não contra os militares”, apontou.

Por fim, acenou aos militares e ao ex-ministro da Defesa Braga Netto, o qual chamou de “meu eterno amigo” e que deverá ser seu vice na chapa na tentativa de reeleição. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)