(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANO ELEITORAL

Partido de Bolsonaro tem novo presidente em Minas e deve filiar deputados

Agora sob o comando do ex-parlamentar José Santana, PL abre negociações para ter políticos bolsonaristas e deve apoiar a reeleição de Romeu Zema


15/02/2022 14:57 - atualizado 16/02/2022 19:06

Ex-deputado federal José Santana
Zé Santana (foto) é o novo presidente do diretório do PL em Minas Gerais (foto: PL/Arquivo)
O Partido Liberal (PL), sigla de Jair Bolsonaro, tem um novo presidente em Minas Gerais. O ex-deputado federal José Santana assumiu o posto a pedido de Valdemar da Costa Neto, líder nacional da agremiação. Em busca de ampliar as bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, os liberais se movimentam para filiar novos nomes - ligados, sobretudo, ao bolsonarismo.

O deputado federal Cabo Junio Amaral, aliado ao presidente da República, vai trocar o PSL pelo PL. O caminho deve ser seguido, também, pelos parlamentares estaduais Coronel Sandro (PSL) e Bruno Engler (PRTB).

Segundo apurou o Estado de Minas, a cúpula liberal em Minas tem o desejo de apoiar a reeleição do governador Romeu Zema (Novo). Embora componham, em termos oficiais, o bloco de oposição ao Palácio Tiradentes, os deputados estaduais do PL são, na prática, aliados do poder Executivo. A avaliação é que Zema faz uma gestão "equilibrada" e, por isso, deve ter o partido de Bolsonaro ao lado na campanha eleitoral.

José Santana substitui o filho, Bernardo Santana, no comando do PL mineiro. "Vou ter a oportunidade de, com o pouco de experiência que tenho, ajudar nossa turma a fazer uma boa chapa, disputar a eleição, ter boas representações na Assembleia e na Câmara Federal e ajudar Minas Gerais", disse, à reportagem.

Veterano na política, Zé Santana foi deputado federal por mandatos consecutivos e deixou Brasília em 2011. Antes, presidiu o Parlamento estadual. Ele afirmou ter atendido, de pronto, o chamado de Costa Neto, o presidente nacional. "Fui convocado e aceitei. É algo que você não pode negar".

Junio Amaral aposta no PL por 'coerência'


Deputado federal em primeiro mandato, o policial militar reformado Junio Amaral foi eleito na esteira de Jair Bolsonaro em 2018. O alinhamento de Amaral ao chefe do governo federal motivou a escolha pela agremiação liberal. "É o partido que abriu as portas para o presidente", pontuou.

O parlamentar já conversou com Valdemar da Costa Neto sobre a mudança, que deve ser concretizada na janela partidária, a ser iniciada em março.

Para Amaral, estar ao lado de Bolsonaro é fundamental para conseguir um novo mandato no Congresso Nacional. "Meu eleitorado exige coerência para essa reeleição".

Interlocutores de Bruno Engler, segundo colocado na eleição municipal de Belo Horizonte em 2020, dizem que o acordo entre ele e o PL já está costurado. Falta apenas assinar a ficha de filiação.

Hoje, o PL mineiro é representado por Léo Portela e Gustavo Santana, também filho do novo presidente, na Assembleia. Na Câmara, o partido tem Zé Vitor, Aelton Freitas e Lincoln Portela, designado 1° vice-presidente do diretório estadual.

Por apoio de Zema, Flávio Bolsonaro esteve em BH


Na semana passada, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) esteve em Belo Horizonte. Ele se reuniu com Igor Eto, secretário de Governo de Romeu Zema, e líder das articulações eleitorais do Novo, e com o próprio governador.

Flávio viajou para tentar convencer Zema a apoiar a reeleição de Bolsonaro
. A resposta, porém, indicou que o governador deve caminhar junto de Felipe d'Ávila, pré-candidato do Novo ao Palácio do Planalto.

O entorno do presidente da República busca um palanque para fortalecer, em Minas Gerais, a campanha deste ano. Entre aliados de Zema, porém, a avaliação é que o governador não terá ganhos diretos caso se una explicitamente a Bolsonaro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)