(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Pesquisa: PT é o partido preferido de 28% e tem maior aceitação desde 2013

Segundo o levantamento, MDB e PSDB aparecem em seguida na preferência do eleitorado, com apenas 2% cada um


01/01/2022 10:15 - atualizado 01/01/2022 10:34

Com camisa vermelha, Lula sorri no meio de apoiadores
Lula lidera as pesquisas eleitorais com folga para o segundo colocado, o presidente Bolsonaro (foto: Filipe Araujo/PT )
O Partido dos Trabalhadores é o partido preferido de 28% dos entrevistados em uma nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (31/12). Entre os 3.666 ouvidos em 191 cidades entre os dias 13 e 16 de dezembro, a maioria disse que o PT, do ex-presidente Lula, é seu partido preferido.

Em seguida aparecem MDB, que tem a senadora Simone Tebet como pré-candidata à Presidência em 2022 e o PSDB, do governador João Doria, empatados. Ambos tiveram cerca de 2% da preferência dos entrevistados.

Mais abaixo estão PDT e PSOL, ambos com 1% de preferência entre os entrevistados. Outros partidos, como o PSD, o PL e o Novo de Rodrigo Pacheco, Jair Bolsonaro e Luiz Felipe d'Avila, respectivamente, não pontuaram. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Este é o melhor resultado que o PT conseguiu desde junho de 2013, quando uma onda de manifestações se espalhou pelo país após o aumento de R$ 0,20 nas passagens de ônibus de São Paulo.

Os movimentos se tornaram um marco político no país que se traduziram em uma ascensão da direita anticorrupção que apoiava a Lava-Jato e promovia o antipetismo, algo que resultou na eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018.

Agora o PT tem o candidato mais forte nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência em 2022. O ex-presidente Lula lidera os levantamentos com folga para o segundo colocado, o presidente Bolsonaro, que enfrenta uma crise de popularidade que deve se intensificar no próximo ano, segundo analistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)