(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro: Brasil "está há quase 3 anos sem corrupção"

Presidente garantiu que a luta contra irregularidades é "prioridade permanente" e afirmou que "não há uma denúncia sequer" contra o governo


11/12/2021 04:00


O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da Cúpula pela Democracia, evento virtual organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Em discurso gravado de cerca de 3 minutos, o chefe do Executivo brasileiro discursou pela defesa da democracia e dos direitos humanos e alegou que seu governo está "há quase 3 anos sem corrupção".

"A criação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é resultado desse compromisso. A luta contra a corrupção também constitui prioridade permanente, tanto é que estamos completando 3 anos sem uma denúncia sequer em nosso governo, ao contrário do que ocorria em anos anteriores", disse.

No entanto, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 viu indícios de prática de prevaricação no contrato de compra da vacina indiana Covaxin. Na época, a CGU aconselhou a suspensão da negociação. Além disso, Bolsonaro se contradisse, quando, no último dia 6, apontou que não iria afirmar que não há casos de corrupção em seu governo.
 
 
Jair Bolsonaro
No pronunciamento gravado para a Cúpula pela Democracia, Bolsonaro elogiou o presidente dos EUA, Joe Biden, pela organização do evento (foto: reprodução tv)
 
"Não vou dizer que meu governo não tem corrupção porque a gente não sabe o que acontece. Se tiver qualquer problema no meu governo, a gente vai investigar. Eu não posso dar conta de mais de 20 mil servidores comissionados, mais ministérios com 300 mil funcionários. A grande maioria são pessoas honestas?", apontou na data.

Ainda na reunião, ele ressaltou que o mundo pode contar com o Brasil para o fortalecimento da democracia. "Adotamos o mais ambicioso e abrangente plano anticorrupção da história deste país e estamos construindo e fortalecendo mecanismos para prevenir, detectar e punir atos de fraude, corrupção e comportamento antiético. Reitero nosso compromisso de continuar promovendo uma administração pública transparente e responsável mediante políticas transversais de integridade pública. Contem com o Brasil para contribuir para o fortalecimento da democracia no mundo, com pleno respeito à soberania e à independência das nações", completou.

O líder do Executivo também defendeu a liberdade de expressão, principalmente na internet, e cumprimentou o democrata Joe Biden pela iniciativa de organizar a Cúpula.

Cultura de diálogo

"Esta é uma oportunidade para renovar no mais alto nível nosso compromisso com o mundo, com a defesa da democracia, o combate à corrupção e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. No Brasil, nossa Constituição Federal estabelece a dignidade humana e a democracia como princípios fundamentais da República. Temos trabalhado com determinação para forjar uma cultura de diálogo, liberdade e inclusão social. Estamos empenhados em assegurar as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet, algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável", disse em alusão à prisão de aliados, desmonetização de páginas bolsonaristas ou mesmo os processos na Suprema Corte em relação às fake news. Na última, ao correlacionar a vacina da covid-19 à Aids, o mandatário teve a live derrubada.

"Valorizamos o direito de todos de expressarem suas opiniões e de serem ouvidos. Nos últimos anos, trabalhamos com afinco na proteção e promoção dos direitos humanos no Brasil. Reafirmo nossa determinação de proteger e respeitar os direito humanos e as liberdades fundamentais de todos os brasileiros, independentemente da origem, raça, sexo, cor, idade, religião, sem qualquer forma de discriminação. A proteção dos direitos humanos é valor inerente ao governo brasileiro e orientador de todas as nossas políticas públicas e programas sociais", concluiu



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)