(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Conjuntura

Bolsonaro e Zema discursam em defesa do que chamam 'nova fase política'

No Noroeste do estado, Bolsonaro afirma quebrar padrões da 'velha política' e ouve Zema dizer que mineiros voltam 'aos trilhos'


19/09/2021 08:15 - atualizado 19/09/2021 08:24

Governador Romeu Zema destaca ações de sua gestão, em cerimônia de lançamento do Pró-Águas Urucuia, observado pelo presidente Jair Bolsonaro
Governador Romeu Zema destaca ações de sua gestão, em cerimônia de lançamento do Pró-Águas Urucuia, observado pelo presidente Jair Bolsonaro (foto: Cristiano Machado/Imprensa MG)

Com discursos em defesa do que classificaram como o início de nova fase política, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador Romeu Zema (Novo) lançaram ontem, em Arinos, o projeto de revitalização na bacia hidrográfica do Rio Urucuia. As falas em defesa da “nova política” ocorreram no dia em que os três poderes da República estavam presentes em Minas Gerais. Enquanto o presidente da República discursava na cidade do Noroeste do estado, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, participavam de seminário de segurança jurídica em Belo Horizonte. Num sinal de harmonia, as falas não trouxeram conflito.
 
Ao lançar o projeto que faz parte do Programa Águas Brasileiras (Pró-Águas) do Ministério de Desenvolvimento Regional, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Pró-Águas Urucuia é mais um exemplo de sua gestão quebrando padrões da “velha política” no Brasil. “Que país maravilhoso. Quem diria, daqui de Minas Gerais, águas para o nosso Nordeste brasileiro. Tenho andado pelo Nordeste com nosso ministro Rogério Marinho vendo a alegria daquele povo quando se abre um poço artesiano ou se inaugura um trecho da transposição do Rio São Francisco não tem prêmio. Realmente é algo fantástico. Resolver servir ao povo e não se servir do povo como era a velha política no nosso Brasil”, afirmou o presidente.
 
Além disso, o chefe do Executivo voltou a declarar que, desde o início de seu mandato, o Brasil não registrou “sequer uma denúncia de corrupção”. “Estamos completando, com a ajuda do ministro Augusto Nardes, no tocante à governança, dois anos e oito meses sem uma denúncia sequer de corrupção em nosso Brasil. Isso não é virtude, é obrigação. Se pagarem os prejuízos das estatais em 2015 e compararmos com lucro em 2020 essa diferença é na casa de 90 bilhões de reais. Era dinheiro jogado fora, dinheiro que saia nas mãos de ladrões que assaltavam nossa pátria querida”, disse.
 
Já o governador Romeu Zema destacou que o “trem” da política no estado “está novamente nos trilhos”, após sua gestão. “Estamos atraindo investimentos como nunca, talvez não como o prefeito de Arinos, Marcílio, mas muito ainda será feito em Minas. Isso é apenas o início dos trabalhos. O trem está novamente em cima dos trilhos e o que nós queremos é que esse trem fique muito veloz agora”, declarou. Zema disse ainda que Minas precisa renovar suas leis referentes às restrições de barragens. “Temos de mudar a legislação de Minas Gerais que é extremamente restritiva as barragens. Um país que vive essa insegurança hídrica não pode abrir mão de barragens. Temos lutado, não tem sido fácil. Mas, tenho certeza que avançaremos”, disse.

Palanque

Em clima de campanha política, Bolsonaro parabenizou Zema e afirmou que “não podemos aceitar a política da esquerda de nós contra eles, de homo contra héteros, de brancos contra afrodescendentes, de nordestinos contra sulistas, de homens contra mulheres, ricos e pobres, de patrões contra empregados. Somos um só povo. Vejo também Zema falar em agregar valor. Saibam os senhores que um país que não produz um pé de café sequer é o que mais ganha com café no mundo. Como nós temos a mina de nióbio em Araxá, não podemos continuar simplesmente exportando in natura esse mineral tão importante, tão valioso, que praticamente só existe aqui no Brasil”, afirmou.
 
O presidente também aproveitou o momento para voltar a declarar que ele, sua famíla e demais pessoas próximas, estão sofrendo perseguição. Confiante, ele ainda afirma que “nada o abala”. “Sofrer, eu? Sim, mas estou aqui cumprindo uma missão, sou o soldado que está à frente da batalha. Nada me abala, contudo lamento pelo que minha família, amigos e aqueles que estão ao meu lado ajudando a administrar o Brasil sofrem. Mas nós estamos vencendo”, declarou Bolsonaro.
 
Ao longo de todo o evento, o presidente Bolsonaro foi recebido com gritos de “mito”, aplausos e diversas congratulações de autoridades presentes. Um deles foi o prefeito de Arinos, Marcílio de Tonhão (Podemos), que elogiou o governo de Bolsonaro.”"O senhor está fazendo história, porque o senhor é povo. O senhor entende a realidade da população, o senhor tem corrido atrás, o senhor não mede esforços e não faz média com ninguém. É por isso que o senhor é diferente e por isso que o Brasil vai continuar crescendo. Muito obrigada por estar no Noroeste de Minas, por atender nosso pedido e defender nosso país”, declarou Marcílio.

O projeto A revitalização na bacia hidrográfica do Rio Urucuia visa recuperar o solo, as águas e a vegetação de um dos principais afluentes do Rio São Francisco. Durante a cerimônia, máquinas e equipamentos para apoiar prefeituras da região na restauração de áreas degradadas também foram entregues aos municípios. A estimativa do governo federal é de que 371 equipamentos sejam disponibilizados para cerca de 480 mil pessoas em 24 cidades próximas a Arinos.
 
Bolsonaro, junto do diretor-presidente do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia Desenvolvimento Vale São Francisco (Codevasf), Marcelo Moreira, e do ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, entregaram, simbolicamente, a chave de um dos tratores que serão concedidos a Adão Benício Ferreira, vice-presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Riacho da Lagoa.

O prefeito de Arinos ressaltou a importância de adotar políticas públicas para cuidado e preservação do Rio Urucuia. “A bacia é responsável por 40% da água do São Francisco. E é por isso que é importante produzir água, preservar as matas ciliares, fazer os projetos conservacionistas para que a gente possa produzir tecnologias, avançar na produtividade e ter um meio ambiente conservado”, disse Marcílio. Segundo o governo federal, o Rio Urucuia também receberá dez mil peixes da espécie curimatã-pacu. Eles foram criados no Codevasf, em Três Marias, município da Região Centro-Norte de Minas.

Defesa dos ministros antes de viagem à ONU

Depois de passar por Minas Gerais, o presidente Bolsonaro participou na tarde de ontem da cerimônia de início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). A rota vai integrar Goiás a Mato Grosso. No evento, Bolsonaro afirmou ser possível criticar seu “time” do primeiro escalão na Esplanada dos Ministérios. “Alguns podem criticar o técnico do time, que sou eu, mas não podem criticar meus 23 ministros”, disse o chefe o Executivo. Nas palavras do presidente, que retomou elogios ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, presente no evento, seus ministros são honestos e têm “grande capacidade” administrativa.
 
“Não foi fácil formar um ministério, as pressões políticas foram muitas, mas formamos grande ministério”, afirmou. Quem também elogiou Tarcísio foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), recebido por vaias no evento. “É um dos mais competentes ministros desse país que já passou na pasta da infraestrutura.” Bolsonaro reconheceu os trabalhos da chamada “ala política” da Esplanada – citando nominalmente os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.
“Aos políticos, o cargo político. Aos ministérios terminativos, as nossas pessoas competentes e preparadas para desempenhar essa função. É um casamento também perfeito", declarou. “Alguns ainda querendo a volta da velha política, isso deixamos para trás, todos nós ganhamos com isso”. No evento, o presidente elogiou a Vale, que será responsável pela construção da ferrovia. "O ressurgimento desse modal era sonhado por muitos no Brasil, mas ninguém faz nada sozinho. Sempre temos que ter alguém do nosso lado, nesse caso, a iniciativa privada, a Vale. A eles, nosso reconhecimento, nossa gratidão", declarou.

Ida aos EUA

O presidente Jair Bolsonaro embarcará amanhã para Nova York, onde participará da abertura da 76ª sessão da Assembleia-Geral da ONU. O chefe do Executivo levará uma comitiva de 18 pessoas, incluindo a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ministros e o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Viajam também os ministros Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional GSI), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Anderson Torres (Segurança Pública), Gilson Machado (Turismo), Marcelo Queiroga (Saúde), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), além do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

O secretário especial de Assuntos Estratégicos, almirante Flávio Viana Rocha, também foi confirmado. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Nestor José Forster, embarcará junto à comitiva com Ronaldo Costa Filho, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas. Bolsonaro também confirmou a presença do advogado Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch, assim como os intérpretes Paulo Matao, Claudia Chauvet e Rachel Bezerra. O Escalão Avançado da Presidência (Escave), que prepara a ida do presidente antes de sua chegada, já está na cidade americana.
 
Ontem, a apoiadores, Bolsonaro ironizou a imprensa a cerca dos demais assuntos que deverão ser tratados em sua fala à ONU este ano. “A imprensa quer saber o que eu vou falar lá. Vai descobrir na televisão na terça-feira (21/9). Agora, não vou mostrar o que é, né, porque vão distorcer”, disse rindo. Na passagem por Arinos, o presidente apontou: “Podem ter certeza, lá teremos verdades, lá teremos realidade sobre o que é o nosso Brasil e sobre o que nós representamos verdadeiramente para o mundo”.
 
*Estagiária sob supervisão dos subeditores Frederico Teixeira e Marcílio de Moraes


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)