(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REFORMA MINISTERIAL

Mãe de Ciro Nogueira assume vaga no Senado se senador virar ministro

Eliane Nogueira é a primeira suplente do parlamentar na chapa vencedora das eleições de 2018. No entanto, ela não vai automaticamente compor a CPI da COVID-19


21/07/2021 13:49

(foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)
(foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado)

A mãe do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Eliane Nogueira, pode assumir a cadeira do parlamentar no Senado Federal caso ele vá para a Casa Civil. Ela é a primeira suplente do senador. Caso não assuma, o segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, conhecido como Gil Paraibano, prefeito da cidade de Picos, no Piauí.
Eliane é suplente na chapa que elegeu o senador em 2018. Cada chapa no Senado é formada por titular, primeiro e segundo suplentes. De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, formar a chapa com familiares não é ilegal, e se tornou cada vez mais comum.

Ciro é titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19. No entanto, a mãe dele não deve assumir o posto automaticamente. Neste caso, quem pode assumir é Jader Barbalho (MDB-PA). Ele é 1º suplente do bloco formado por MDB, PP e Republicanos. 

O bloco pode indicar um novo nome, que pode ou não ser Eliane. Se confirmada a indicação de Jader, o governo perderia um de seus aliados na comissão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)