(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

Aras cobra dos 27 governadores explicação para 'lentidão' na vacinação

Governadores têm 10 dias para dar esclarecimentos sobre o ritmo de vacinação contra a COVID-19 ao Ministério Público Federal


16/04/2021 15:02 - atualizado 16/04/2021 16:34

Augusto Aras foi levado à Procuradoria-Geral da República pelo presidente Jair Bolsonaro(foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Augusto Aras foi levado à Procuradoria-Geral da República pelo presidente Jair Bolsonaro (foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Todos os 27 governadores receberam ofícios do Ministério Público Federal (MPF) cobrando esclarecimentos sobre o ritmo de vacinação contra a COVID-19. O prazo para resposta é de 10 dias. Os documentos foram encaminhados pelo Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac) nessa quinta-feira (15/4), com a chancela do procurador-geral da República Augusto Aras.

A força-tarefa identificou 'discrepância' no número de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e o total de vacinas efetivamente aplicadas.

Um levantamento do Giac, feito a partir do vacinômetro da plataforma LocalizaSus, aponta que, enquanto o governo federal contabiliza um total de 48.088.916 doses dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantã e pela Fundação Oswaldo Cruz enviadas aos Estados e ao Distrito Federal, apenas 32.160.509 vacinas foram aplicadas.

"As pautas de distribuição das vacinas às Unidades Federativas, elaboradas e divulgadas pelo Programa Nacional de Imunizações por meio de Informes Técnicos da Campanha, direcionam a quais públicos as doses devem ser destinadas", afirma o documento.

Reserva para a segunda dose


Como mostrou o Verifica, núcleo de checagens do Estadão, entre os fatores que contribuem para o descasamento dos números de doses distribuídas e aplicadas estão as reservas para segunda aplicação e o intervalo de tempo para entrega dos lotes nos postos de vacinação e para o registro de informações no sistema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)